Imagem

História de sucesso: Receita Federal

Administração eficiente dos impostos federais e das contribuições sociais do país

Referência internacional

Uma das principais razões de criação do Serpro foi o suporte ao Ministério da Fazenda na arrecadação federal, em um país que passava por uma acelerada industrialização e salto demográfico. De 1968, ano da criação da Receita Federal do Brasil, para 1969, a atuação da empresa proporcionou o aumento do número de contribuintes de 450 mil para 4,3 milhões, gerando um crescimento de 298% nos valores arrecadados.

De lá pra cá, a parceria entre o Serpro e a Receita só se aprimorou, com soluções que apoiam a evolução da administração pública brasileira, mas que, principalmente, simplificam a vida do cidadão nas suas responsabilidades com o Estado. É o que pode ser comprovado com a contínua evolução da declaração anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF).

IRPF

Do papel ao celular

No último dia do acerto do imposto de renda de 2017, os computadores do Serpro receberam mais de 3,5 milhões de declarações, chegando a mais de 4.700 documentos por minuto. Os contribuintes que geraram todas as 28,5 milhões de declarações do ano utilizaram a mais avançada versão do programa do imposto de renda.

 

IRPF 2017 DADOS v2.png

 

Nos últimos anos, depois de incluir a possibilidade de uso de certificação digital e de utilização de dispositivos móveis, o Serpro também atendeu, neste ano, a duas especiais demandas do Fisco do país: a disponibilização automática das atualizações do programa e a incorporação, ao próprio software, do Receitanet, sistema que realiza o envio do documento aos centros de dados da empresa.

 

app-irpf.jpegAplicativo

O aplicativo IRPF, criado em 2013 e constantemente atualizado, traz mais flexibilidade de preenchimento para o contribuinte. É mais uma solução do Serpro que está ao alcance da população, disponível para smartphones e tablets, nos sistemas operacionais Android e iOS. Em 2017, 184.348 declarações foram enviadas por dispositivos móveis.

O Serpro desenvolve sistemas inovadores que trazem mais facilidade e segurança ao cidadão. E hoje o modelo de informatização adotado pelo Imposto de Renda se tornou uma grande referência mundial.

 

 

 

 

 

 

 

Quer saber como o Serpro pode simplificar a gestão dos seus processos, ampliando a conexão entre governo e sociedade? Entre em contato conosco e conheça nosso portfólio.

Outras soluções do Serpro para a Receita Federal

SPED O Sistema Público de Escrituração Digital substituiu os livros físicos por arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil das empresas
Simples Nacional Regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às micro e pequenas empresas
CPF O Cadastro de Pessoas Físicas é um banco de dados gerenciado pela Receita que armazena informações de contribuintes

Contato