Notícias

Releases

Release

CNH Digital chega ao Nordeste

por Assessoria de Imprensa do Serpro — 06 de dezembro de 2017
Hoje, 21, o Detran de Alagoas adotou a tecnologia.

Hoje, 21, o Detran de Alagoas adotou a Carteira Nacional de Habilitação digital, desenvolvido pelo Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal. “É uma ação muito importante que adotamos com apoio do Serpro, empresa de ponta já conhecida pela excelência nos sistemas de arrecadação do imposto de renda. Ficamos felizes porque a CNH Digital reduz consideravelmente as possibilidades de fraude”, avaliou o diretor-presidente Detran-AL, Antônio Melro de Gouveia. 

Alagoas possui 599 mil motoristas, sendo que 45 mil carteiras já possuem QR Code. Presente na parte interna das habilitações mais novas, o código é necessário para que os motoristas possam utilizar a versão digital do documento. “Queremos estimular que todos aqueles que ainda não possuem o QR Code renovem suas CNHs, independente da data de vencimento”, afirmou Antônio Gouveia, que, na quinta-feira, 23, vai a Delmiro Golveia, no alto sertão do Estado, divulgar a tecnologia.

Alagoas é o terceiro Estado do país a adotar a CNH digital, que já foi lançada em Goiás e no Distrito Federal. Segundo a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, até fevereiro do ano que vem a tecnologia deverá estar sendo utilizada em todo o País.

Procedimento
O aplicativo da CNH digital já está disponível gratuitamente para download na Google Play e App Store. Para ter a carteira eletrônica, o motorista deverá obrigatoriamente possuir uma habilitação impressa com QR Code e, após comparecer ao Detran-AL, atualizar seus dados no portal de serviços do Denatran (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br)

Os condutores que já possuem a CNH impressa com QR Code e certificado digital podem solicitar o novo documento diretamente no portal do Denatran. A carteira eletrônica possui o mesmo valor jurídico da impressa. A apresentação da CNH, impressa ou digital, é obrigatória e a falta do documento acarreta multa de R$ 88,38, três pontos na CNH e a retenção do veículo.

 
Mais informações
(61) 2021-8331 / 99241-5285
imprensa@serpro.gov.br

Contato