Notícias

Releases

Release

Serpro apresenta plataforma estaleiro em evento

por Assessoria de Imprensa do Serpro — 30 de outubro de 2017
Considerada a mais importante fornecedora de TI para o governo, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) apresenta mais um produto de seu portfólio, o Estaleiro.

Trata-se de um modelo inovador de Plataforma como Serviços (PaaS), que tem em seu roadmap a visão de consolidar, em uma única nuvem pública, todos os serviços oferecidos aos clientes.

O Serpro utiliza o Estaleiro como plataforma para seus mais de 2000 desenvolvedores. A solução possui, dentro de sua linha de ofertas, DBaaS, STaaS, SDN e plataformas de desenvolvimento para Java, Python, NodeJS, PHP, entre outras.

O Estaleiro é o tema da palestra que o analista de redes do Serpro João Bosco Teixeira realiza durante a nona edição do Fórum de Tecnologia em Software Livre (FTSL), evento que acontece do dia 27 a 29 de setembro, no campus central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba.

“O Estaleiro é responsável pelo provisionamento de plataformas (PaaS) e entrega contínua para uma nova geração de aplicações desenvolvidas pelo Serpro. Nele é utiliza um conjunto de tecnologias abertas que permite o provisionamento e escalonamento de ambientes de forma automatizada, a execução de pipelines de entrega, entre outras funcionalidades necessárias para agilidade na infraestrutura e operação de sistemas”, afirma Bosco, destacando ainda que as tecnologias empregadas no Estaleiro são as mesmas utilizadas por grandes empresas como Google, Facebook, Amazon.

Tecnologia em Software Livre

O IX Fórum de Tecnologia em Software Livre busca disseminar novas tecnologias baseadas em software Livre, bem como, a troca de experiências com as comunidades, universidades e empresas públicas e privadas, por meio de palestras, painéis/mesas-redondas, oficinas/minicursos e artigos acadêmicos.

O evento é dirigido a profissionais de TIC's das empresas públicas e privadas, profissionais liberais, grupos de software livre, academia e comunidade em geral.

As inscrições para o Fórum são gratuitas e podem ser realizadas pelo site oficial do evento: http://www.ftsl.org.br/.

Serviço

Palestra Estaleiro - Plataforma como serviço
Local: Auditório do Campus Central da UTFPR (Av. Sete de Setembro, 3165, Rebouças, Curitiba/PR)
Data: Quinta-feira, 28/09/2017, às 10h.
Palestrante: João Bosco Teixeira Júnior (Especialista em Criptografia e Segurança de Redes pela UFF e mestre em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação pela UFPE.

Assessoria de Imprensa

(61) 2021-7887 / 99241-5285
imprensa@serpro.gov.br

25 de setembro de 2017

Contato