Notícias

Releases

Release

Serpro se destaca entre as empresas públicas por qualidade em governança

por Assessoria de Imprensa do Serpro — 14 de novembro de 2017
A estatal está entre as melhores empresas públicas da esfera federal, segundo avaliação divulgada no último dia 10 pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), divulgou na última sexta-feira, 10, o Indicador de Governança (IG-Sest), instrumento criado para o acompanhamento contínuo da governança das empresas estatais federais de controle direto da União. É a primeira vez que o índice é divulgado e traz o resultado da avaliação de 48 estatais federais. Petrobrás, Banco do Brasil, BNDES, Serpro e EBC estão entre as empresas melhor avaliadas.

A certificação equivale a um selo de qualidade em governança e foi resultado de ciclo de estudos das empresas estatais de controle direto da União. O indicador IG-Sest afere o nível de conformidade com as melhores práticas de mercado e os níveis de excelência praticados por essas instituições.

Para a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, esse resultado reforça o compromisso da empresa com a ética e a integridade na prestação de serviços para sociedade. “O Programa de Integridade do Serpro conjuga instrumentos de gestão, estratégia e controle visando avaliar, direcionar e monitorar a atuação administrativa para atender ao interesse público e à prestação de melhores serviço ao cidadão. Esse índice alcançado reforça nossa credibilidade junto à sociedade e nos estimula a buscar mais eficiência e resultados ainda mais efetivos”, comemora.

De acordo com o MP, o objetivo da certificação é apoiar e promover iniciativas para que todas as empresas possam estar integralmente adequadas à Lei nº 13.303 de 2016, conhecida como Lei das Estatais. Para conferir os certificados, a Sest aplicou metodologia de acompanhamento baseada em três dimensões: Gestão, Controle e Auditoria; Transparência das Informações; e Conselhos, Comitês e Diretoria. Com os dados, foram aferidas notas que classificam e certificam as empresas estatais em um dos quatro Níveis de Governança que compõem o IG-Sest. Confira mais detalhes sobre a certificação na página do IG-Sest.

 

Mais informações

(61) 2021-8331 / 99241-5285 (Serpro)
imprensa@serpro.gov.br

Contato