Notícias

Releases

Release

SNE completa um ano com adesão de milhares de motoristas

por Assessoria de Imprensa do Serpro — 03 de novembro de 2017
Solução tem mais de 660 mil usuários e já contabiliza cerca de 400 mil notificações enviadas pelo celular

 

O Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) completa nesta quarta-feira, 1° de novembro, um ano de lançamento consolidando números significativos na gestão de trânsito do País. Desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o SNE vem modernizando a comunicação de infrações de trânsito entre órgãos autuadores e motoristas, além de permitir o pagamento de multas com desconto de 40% por meio de aplicativo para celular.

Nesses doze meses de existência, mais de 660 mil usuários já se cadastraram no sistema, sendo aproximadamente 623 mil cidadãos e cerca de 39 mil empresas, como locadoras de veículos. Neste período, foram enviadas mais de 400 mil notificações pelo SNE e o aplicativo já contabiliza mais de 450 mil downloads, sendo 280 mil para celulares com sistemas operacionais Android e 170 mil para iOS.

As adesões dos órgãos autuadores federais e estaduais avançam pelo País e já alcançam cinco Estados e o Distrito Federal. Os Estados que já aderiram ao SNE são o Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Paraíba e Pernambuco. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela fiscalização de rodovias federais, aderiu recentemente ao sistema em 18 de outubro.

Os outros órgãos fiscalizadores que também já fazem parte do sistema e enviam notificações para os motoristas pelo aplicativo SNE são o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER/DF), a Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop/GO), os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) do DF, GO, AC e MS, além das prefeituras de Petrolina (PE), de Campina Grande (PB), de Guarabira (PB) e de 52 municípios do MS.

A diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, destaca os benefícios que o SNE proporciona para os órgãos autuadores e o cidadão. “De um lado, a solução garante mais celeridade e redução de custo no processo de entrega das notificações para os órgãos de trânsito. De outro, o cidadão ganha com a facilidade de poder pagar suas multas com desconto e acompanhar as notificações de infração pelo aplicativo. Tudo com muita agilidade, segurança e praticidade”, pontua a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães.

Melhorias

Desde que foi lançado, o SNE vem sendo aperfeiçoado para garantir melhores serviços e comodidade ao cidadão. Pelo aplicativo, o motorista recebe o aviso da notificação e pode fazer o reconhecimento da infração ou realizar o download do formulário de indicação do condutor responsável. Ao reconhecer o cometimento da infração, o usuário pode optar pelo pagamento antecipado do valor da multa com 40% de desconto.

Em 28 de agosto deste ano, foi implementado o módulo de geração de boleto com código de barras, permitindo ao motorista pagar a multa de trânsito tanto pela internet quanto pelo caixa e terminais de autoatendimento das agências bancárias. Antes só era possível pagar a multa de forma on-line, com código para pagamento pelo internet banking.

Outra grande novidade foi a disponibilização no aplicativo da relação de bancos conveniados para pagamento, possibilitando ao usuário saber em quais bancos pode ser efetuado o pagamento da multa.

Mais informações sobre o SNE podem ser consultadas no site servicos.serpro.gov.br/sne/. O Sistema está disponível nas lojas Play Store (Android) e AppStore (iOS) e também na versão web.

infografico

Mais informações:
Assessoria de Imprensa
(61) 2021-7887 / 99241-5285
imprensa@serpro.gov.br
Data: 1º de novembro de 2017

Contato