Notícias

Geral

Gestão

Glória Guimarães participa de debate sobre liderança

por Comunicação Empresarial do Serpro - Brasília — 14 de junho de 2017
Grupo Abril promove Café com Você RH, em Brasília, e reúne especialistas para discutir temas da atualidade
"Um bom líder é alguém que inspira as pessoas a fazerem cada vez mais e melhor", pontuou Glória Guimarães

"Um bom líder é alguém que inspira as pessoas a fazer cada vez mais e melhor", pontuou Glória Guimarães

Como ser líder em um contexto social, político e econômico cada vez mais complexo e dinâmico. Este foi o tema do Café com Você RH, debate promovido pelo Grupo Abril de Comunicações, que contou com a participação da diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, como uma das debatedoras. O Café acontece uma vez por ano em Brasília e foi realizado nesta terça-feira, dia 13, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, com as presenças também do professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), Marco Zanini, e da gestora de Pessoas e Desempenho do Bradesco, Renata Fernandes.

"Estou há 36 anos na área de tecnologia e adoro conversar sobre pessoas. Não existe TI sem pessoas e nenhum processo organizacional sem que elas existam. Um bom líder é alguém que inspira as pessoas a fazer cada vez mais e melhor. Liderança é mostrar caminhos e oportunidades que levem ao crescimento, à evolução e à superação de desafios. Mas é importante fazer as pessoas entenderem o porquê é preciso evoluir, trabalhando juntos com um mesmo foco", afirmou Glória.

Durante o debate, Glória Guimarães destacou os programas do Serpro de relacionamento com os empregados, como o Café com a Presidente e as reuniões gerenciais, e ressaltou a importância de manter o diálogo contínuo com a equipe. "A confiança se constrói olho no olho. Não se constrói por e-mail, virtualmente. A gente constrói trabalhando com as pessoas e se colocando em uma situação de igualdade", disse a diretora-presidente.

Coragem para mudar

Para o professor da FGV, Marco Zanini, o país precisa de líderes com coragem para aceitar desafios que mudem a cultura organizacional. Ele citou a diretora-presidente do Serpro como um exemplo de liderança. "A Glória não é um caso genérico. É um dos exemplos de mulheres que estão ocupando cargos de presidência de instituições no país e fazendo uma verdadeira mudança estrutural dentro da organização. O fato é que precisamos de lideranças que transformem a cultura organizacional e consigam ter coragem e habilidades para gerir pessoas. Muitas organizações vivem de conivência e complacência. O que nos falta é exercitar algumas virtudes de coragem, de resiliência e persistir no caminho certo para sermos a mudança que a gente quer ver", declarou Zanini.

A figura do líder inspirador também foi abordada pela gestora do Bradesco, Renata Fernandes, que enfatizou a importância da tomada de decisões pautada na ética e transparência. "Estamos passando por uma transição. Os líderes antes tinham como responsabilidade o comando e o controle. O que vemos agora é a figura do líder inspirador, que incentiva as pessoas a querer fazer algo que tenham prazer. Ele é um exemplo e toma decisões a todo momento, que nem sempre agrada a todos, mas que deve ser realizada com base na ética e transparência", salientou Renata.

Café com Você RH

O evento é uma iniciativa da Revista Você RH, do grupo Abril, promovida com o objetivo de debater temas da atualidade sobre Recursos Humanos. Neste ano, o Café com Você RH já foi realizado em São Paulo e em Brasília. No próximo semestre, acontece no Rio de Janeiro e novamente em São Paulo.

Contato