Notícias

Geral

Inovação

Governo lança CNH digital desenvolvida pelo Serpro

por Comunicação Institucional do Serpro - Brasília — 10 de outubro de 2017
Documento eletrônico estreia hoje no Estado de Goiás e será implantado em todo o país até fevereiro de 2018
cnh_menor.jpg

A partir desta terça-feira, 10, começa o processo de implantação da CNH digital no Brasil. Goiás é o primeiro Estado a emitir o documento eletrônico, que estará disponível para os motoristas de todo o país até fevereiro do ano que vem. O documento eletrônico tem o mesmo valor jurídico da versão impressa e pode ser acessado a partir de um aplicativo desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A solução já está disponível nas lojas App Store e Google Play e armazena todas as informações da carteira impressa, inclusive foto e QR Code, garantindo maior autenticidade ao documento.

Para o ministro das Cidades, Bruno Araújo, a CNH digital é uma etapa importante na evolução dos serviços de governo no país. “O Brasil, que já teve um pioneirismo mundial com a urna eletrônica, agora lidera novamente com a identificação digital. Isso graças ao Serpro, uma empresa que presta serviços a milhões de brasileiros”, ressaltou.

Uma das principais vantagens da CNH digital é a segurança, já que o documento eletrônico armazena dados em QR Code. “O código bidimensional é um item de segurança que já está presente, desde maio, nas novas carteiras impressas”, explicou a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães. A princípio, apenas os motoristas que já possuem a nova habilitação impressa com QR Code, localizado na parte interna do documento, poderão ter acesso à versão digital da habilitação.

O diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, também considera que a Carteira Nacional de Habilitação está evoluindo e se tornando cada vez mais segura. “Antes, a verificação se dava apenas nos dados biográficos presentes na CNH, podendo a foto não ser a do titular de fato do documento, configurando fraude. Essa implementação vai permitir a conferência da foto. Qualquer setor da sociedade poderá ter esse acesso, seja numa relação civil ou numa relação empresarial, como com bancos, cartórios e empresas de locadoras de veículos, por exemplo”, destacou Vicenzi.

O governador de Goiás, Marconi Perillo, enfatizou o pioneirismo do Estado na digitalização de serviços prestados à população. “A modernização da infraestrutura de atendimento do Detran é uma prioridade para a nossa administração. E o Serpro está atuando junto aos governos na missão de agregar tecnologia aos serviços públicos voltados ao cidadão”, afirmou. Essa ideia de devolução também é destacada pelo presidente do Detran/GO, Manoel Xavier. “É uma tecnologia que veio para revolucionar o relacionamento do setor público com o cidadão. Temos avançado muito no sentido de acompanhar as demandas sociais e já contávamos com o processo de habilitação 100% digital, sem uso de papel ou processo físico. Nos sentimos prestigiados pelo Ministério das Cidades ter escolhido Goiás para sediar o projeto piloto da CNH digital”, agradeceu.

Já sabe como funciona a versão digital da carteira de habilitação? Veja o vídeo:

Contato