Notícias

Notícias

Consciência Negra

Seja a pessoa que diz não ao racismo

por Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Serpro — 19 de novembro de 2017
Preconceito racial é disseminado em nossa sociedade
Preconceito existe de tudo quanto é tipo. Mas há muita campanha específica contra o preconceito racial, e você poderia se perguntar: por quê? E nossa resposta começaria assim:

Você pode até conhecer quem tenha preconceito contra pessoas míopes que usam óculos, e isso não é bacana. Mas não existem estatísticas que apontem que míopes tenham menos acesso à escola, componham um dos grupos mais pobres da sociedade ou que ocupem menos vagas nas áreas que exigem qualificação técnica - como é o caso da TI. Aliás, você já viu um bairro pobre onde salta aos olhos que a maioria das pessoas usa óculos? Por outro lado, você certamente sabe o nome de um bairro desestruturado e afastado no qual a maioria das pessoas são negras. Coincidência?

Você pode até conhecer quem vive fazendo piada de mulher loira, e isso não é legal. Mas não existe uma estatística que aponte que loiras são mais vitimadas pela violência doméstica, ou que ocupem empregos menos bem remunerados ou, até mesmo, que sejam sistematicamente rejeitadas pelos homens na hora de estabelecer relacionamentos duradouros: tudo isso é realidade de mulheres negras. Aliás, você conhece algum bairro pobre e afastado onde a maioria das pessoas são loiras? 

A pessoa negra não tem como evitar a convivência com pessoas que têm preconceito contra negros simplesmente porque essa não é uma ideia de algumas pessoas, um problema localizado. É uma ideia coletiva, disseminada durante muitos anos, e, no caso do Brasil, por razões históricas bem estudadas. Esse preconceito específico gera discriminação, segregação social, pobreza e morte.

Podemos ser racistas sem perceber, repetindo frases e comportamentos que ajudam esse preconceito a se fortificar. Mas também podemos atuar, conscientemente, de maneira diária, no sentido contrário.

Seja a pessoa que diz não ao racismo.

20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra

Comitê de Equidade de Gênero e Raça do Serpro.

Mais sobre o assunto:

Contato