Notícias

Geral

Oportunidade

Serpro marca presença no VIII Fomenta Nacional

por Comunicação Institucional do Serpro - Brasília — 28 de novembro de 2017
Evento promove a aproximação entre micro e pequenas empresas e compradores governamentais
Fomenta Nacional.JPG

A 8ª edição do Fomenta Nacional, evento que dá oportunidade para micro e pequenas empresas se aproximarem de compradores públicos, teve início na terça-feira, 28 de novembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília. O Serpro esteve presente como convidado sendo representado pelo diretor de Relacionamento com Clientes, André de Cesero, e pelo superintendente de Planejamento, Orçamento e Gestão, Bruno Vilela. A empresa é parceira tecnológica no desenvolvimento de soluções para melhorar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas brasileiras.

Para o anfitrião do evento, Afif Domingos, presidente do Sebrae, os dois dias da programação ofertarão amplamente os requisitos técnicos para o acesso dos pequenos negócios às compras governamentais, bem como sensibilizar os gestores públicos e compradores dos âmbitos federal, estadual e municipal. “O ambiente de negócios no Brasil ainda é muito hostil. O Fomenta é mais uma ação para romper as barreiras burocráticas. Abraçamos a bandeira da simplificação na formalização das empresas com o objetivo de promover o desenvolvimento local de onde estão instaladas. Este é um espaço para mostrarmos o Brasil real, onde a cada esquina encontra-se uma média e pequena empresa, que hoje são responsáveis pelo aumento de geração de empregos no país”, disse.

O presidente destacou que o Serpro é um importante parceiro nos processos de desburocratização que o Sebrae vem implementado e, que a realização do Fomenta tomou corpo a partir da aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em dezembro de 2006. "Atualmente, o mercado de compras públicas movimenta cerca de R$ 600 bilhões por ano. Temos o desafio de aproximar este universo dos micro e pequenos empresários, que têm assegurado por lei o tratamento diferenciado nas compras públicas abaixo de R$ 80 mil. É necessário fomentar ainda mais e dar entusiasmo aos gestores púbicos de que é possível romper as barreiras da burocracia. A tendência é que cada vez mais pequenos negócios passem a fornecer serviços para o governo. Essas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no país", falou Afif.

Presente na abertura do evento, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rolemberg, ressaltou que Brasília tem a vocação em sediar e promover grandes eventos e este é mais um a ser somado ao currículo da cidade. Segundo ele,"o Fomenta é um incentivo para os pequenos negócios e uma oportunidade para nós gestores nos aprimorarmos e trocarmos experiências. Será importante que esses pequenos empreendedores passem a fornecer serviços para o governo. A parceria Sebrae e GDF possibilita essa interação entre o poder público e microempreendedores aumentando o empreendedorismo local."

Programação

O evento traz, em sua programação, palestras, painéis, oficinas, seminários temáticos e internacionais e apresentações de casos de sucesso, além do encontro de oportunidades realizado entre pequenos negócios fornecedores e gestores públicos.

Outro destaque é a área de exposição com estandes de várias empresas, quando empreendedores e gestores públicos se aproximam para conhecer como atuam e como fechar negócios. mat02.JPG

No estande do Serpro, estão sendo apresentadas algumas soluções, oportunidade para ofertar seus produtos para este nicho de empresas, como a certificação digital, serviço que os participantes podem conhecer melhor com as explicações da equipe da instituição, e tirar dúvidas de como as pequenas empresas podem participar de licitações públicas. Outra solução é a API Serpro - plataforma com dados de CPF, CNPJ e Nota Fiscal Eletrônica, que fortalecem o segmento nas transações operacionais garantindo a exibição de dados governamentais atualizados, em tempo real, de forma rápida, segura e confiável.

O Fomenta

Idealizado em 2008, o Fomenta Nacional tem como objetivo aproximar os pequenos negócios de compradores públicos, criando condições para a ampliação da participação das micro e pequenas empresas no volume de compras do governo federal, estadual e municipal e suas estatais. Realizado a cada dois anos, o evento traz em sua programação uma série de palestras, painéis, oficinas, seminários temáticos e internacionais, apresentações de casos de sucesso, além do encontro de oportunidades realizado entre pequenos negócios fornecedores e gestores públicos.

Realizado pelo Sebrae, o evento tem o apoio do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (Sempe), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e, este ano, conta com a parceria do governo de Brasília.

Nos dois dias de programação, o evento espera receber cerca de 1,5 mil pessoas, entre empresários e representantes e integrantes da Administração Pública, promovendo novas oportunidades de negócio.

Contato