Notícias

Geral

e-Gov

Tecnologia promove controle dos gastos com diárias e passagens no governo federal

por Comunicação Institucional do Serpro - Belo Horizonte — 23 de novembro de 2017
Desenvolvido pelo Serpro, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens foi tema do II FORDP
eventoTCU.jpg

Nos dias 21 e 22 de novembro, foi realizada, em Brasília, a segunda edição do Fórum de Diárias e Passagens (FORDP). O evento, voltado para servidores públicos federais que atuam nas etapas do processo de concessão de diárias e passagens, contou com a presenta de 500 participantes, que lotaram o auditório do Instituto Serzedello Corrêa do Tribunal de Contas da União (TCU).

O FORDP é uma iniciativa idealizada pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) com o objetivo de promover o debate entre os Gestores Setoriais do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP), especialmente no âmbito das instituições de ensino, sobre os diversos temas afetos ao processo de afastamento a serviço.

Na ocasião, Gleisson Cardoso Rubin, secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), agradeceu a proximidade e a parceria da CGU e TCU, que enriquece o trabalho de gestão, trazendo mais transparência para os processos de prestação de contas. Ele também destacou a parceria do MP com o Serpro como fundamental para construção de soluções que atendam com eficiência e rapidez os milhares de usuários do sistema SCDP.

Também presente ao fórum, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, afirmou que a missão da empresa é fazer a transformação digital do governo federal, de forma a facilitar o dia a dia do gestor público e do cidadão, entregando serviços de forma acessível. Ao final de sua fala, André provocou o público presente para que pensasse além do tradicional, a fim de buscar e definir novas funcionalidades para o SCDP, com enfoque em dashboards e tecnologia móvel.

SCDP

O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP) é uma solução web desenvolvida pelo Serpro e custeada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP). De acordo com o Decreto n° 5.992, de 2006, o SCDP é de utilização obrigatória pelos órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional.

Implantado em 2004, o sistema foi criado para simplificar e aperfeiçoar o processo de concessão de diárias e passagens, além de melhorar o controle e reduzir gastos. Em 2014, o sistema evoluiu para contemplar o modelo de aquisição direta de passagens aéreas, para efetuar a cotação, reserva, emissão e cancelamento de bilhetes adquiridos das companhias aéreas credenciadas. O SCDP promove a integração com sistemas estruturadores e de gestão pública do Governo -- como Siape, Siafi, Siorg, Receita Federal do Brasil --, além de se comunicar com o Banco do Brasil e as companhias aéreas nacionais.

Atualmente, cerca de 100 mil usuários ativos estão cadastrados no SCDP, 10 mil usuários acessam o sistema por dia e 2,5 mil usuários o acessam simultaneamente. Nos últimos cinco anos, mais de cinco milhões de processos de afastamento a serviço foram cadastrados na solução.

Contato