Notícias

Geral

Tecnologia

Radar comemora um ano superando expectativa de economia

03 de janeiro de 2018
Sistema de gestão integrada de infrações de trânsito já é utilizado por oito órgãos autuadores pelo país
Radar-1ano

Em janeiro de 2017, o Radar começou a ser utilizado pelo seu primeiro cliente, o Departamento de Estradas e Rodagens do Distrito Federal (DER/DF). Na época, já se vislumbravam os benefícios de uma solução integrada para algo tão complexo como o gerenciamento das multas de trânsito.

O Serpro, que desenvolveu o Radar, comemora um ano de comercialização do sistema em grande estilo: oito órgãos autuadores pelo Brasil já estão gerenciando as infrações de trânsito de forma simples e eficiente. E mais seis estão em fase de contratação.

Para 2018, a expectativa é de mais crescimento. Já foram realizadas em torno de 250 prospecções em órgãos autuadores estaduais e municipais.

Todo processo em um só sistema

O Radar realiza a gestão da infração de ponta a ponta, desde o registro em talonário eletrônico pelo agente de trânsito até a impressão das autuações e o gerenciamento de postagens das notificações para pagamento das multas.

Sendo um gerenciamento de forma integrada, há uma significativa economia no processamento de dados e nas impressões e postagens das infrações. Em menos de um ano de contrato, o DER/DF já apresentava uma economia de aproximadamente 60%, quando comparado ao ano anterior. Clique aqui para saber mais detalhes sobre este estudo de caso.

Os benefícios vão além da economia de recursos financeiros. Há também uma redução significativa da quantidade de recursos humanos necessários para a gestão dos processos e dos diversos contratos.

Na análise dos autos de operadoras, houve um aumento de produtividade de 300%. Os funcionários dos órgãos autuadores que realizam essas análises antes eram obrigadas a utilizar três sistemas diferentes, imprimir uma lista de conferência e checar as auditorias realizadas. Com o Radar, tudo é feito em uma única tela. Eles passaram a analisar, em média, 123 imagens por hora; sem a solução, era possível analisar menos de 40 imagens por hora.

Análise cognitiva

Já estão sendo implementadas funcionalidades de análise cognitiva baseada em redes neurais, para verificação da consistência de multas emitidas por radares e barreiras eletrônicas, que agilizarão o trabalho das autoridades de trânsito.

A gestão de veículos apreendidos, a realização de leilões e a análise dos recursos de infrações são funcionalidades previstas para o próximo ano.

Benefícios também para o cidadão

Além de agilidade, eficiência e transparência aos processos de trânsito, o Radar também entrega uma experiência diferenciada ao cidadão. Com o SNE (Sistema de Notificação Eletrônica), o motorista pode verificar todos os registros de infração e receber rapidamente as notificações através do aplicativo.

Em breve, o cidadão também poderá realizar o registro de ocorrências de acidentes de trânsito e a solicitação de apoio, como por exemplo, pedido de guincho.

O aplicativo SNE está disponível no GooglePlay e na AppleStore.

Caso você seja um gestor de trânsito, acesse o site do Radar e preencha seus dados para receber mais informações e saber como contratar a solução.

Contato