Notícias

notícias

Notícia

Soluções Tecnológicas

Amapá é o nono estado a aderir ao CRLV digital

Opção digitalizada do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo estará disponível em todo o Brasil até o final do ano
CRLV-Serpro.png
by Comunicação Institucional do Serpro — 23 de january de 2019

O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá acaba de aderir à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), disponibilizada ao cidadão por meio de um aplicativo móvel criado em parceria entre o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serpro. Agora, motoristas desse estado também podem apresentar a documentação em versão eletrônica, que está disponível para smartphones com sistema Android e IOS e pode ser compartilhada entre até cinco pessoas.

De acordo com Inácio Maciel, diretor do Departamento de Trânsito do Amapá (Detran-AP), em entrevista à imprensa local, a obtenção do CRLV digital pode ser realizada sem necessidade de ir pessoalmente ao Detran, sendo todo o processo realizado por meio de um aplicativo, também desenvolvido pelo Serpro. “O documento digital tem a mesma validade que o documento físico”, complementou Maciel.

Estados que já oferecem a CRLV digital

O CRLV digital já conta com cerca de 60 mil usuários e está disponível para os seguintes estados: Amapá, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Roraima e Sergipe.

Até o final do ano, a facilidade chega a todos os estados brasileiros.

Como obter

Para utilizar o CRLV digital, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), realizar o cadastro pelo próprio aplicativo ou utilizar o mesmo usuário e senha do Portal de Serviços do Denatran ou do Sistema de Notificação Eletrônica – SNE e seguir o passo a passo. Não é necessário que o motorista possua a CNH digital para obtenção do CRLV no formato eletrônico.

Para usar o aplicativo, é necessário que os condutores tenham veículos regularizados no Departamento Estadual de Trânsito e estejam em dia com pagamentos de licenciamento, seguro DPVAT e eventuais multas.

A emissão do documento digital pode ser realizada apenas pelo proprietário do veículo, podendo ser compartilhado com terceiros após sua emissão. No momento do cadastro é solicitado número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT). Todo o processo é feito pelo próprio aplicativo.

Contato