Notícias

notícias

Notícia

Negócios

Contrato com Febraban amplia acesso ao Datavalid pelos bancos

Por meio de acordo formalizado com o Serpro, federação amplia possibilidade de uso do serviço de validação de identidade pelas entidades financeiras
Datavalid.png
02 de maio de 2019

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinou, no último dia 29, contrato com o Serpro que facilitará o uso do Datavalid por grandes bancos brasileiros associados à entidade (119 das 155 instituições bancárias do país). Como entidade representativa, a Febraban apenas indica o serviço para as empresas contratantes, de modo que cada banco interessado fará um contrato direto com o Serpro. Entretanto, quanto mais entidades bancárias associadas utilizarem os serviços, menor será o custo unitário de cada consulta, conforme orienta o acordo recém-assinado.

O contrato significa uma chancela importante da entidade ao Datavalid, coroando uma rigorosa análise que foi iniciada já no ano passado. “Os dados são o principal insumo da economia moderna. O bom uso desse insumo representa grandes oportunidades de desenvolvimento econômico e tecnológico para melhorar a vida das pessoas”, disse Murilo Portugal, presidente da Febraban.

Desburocratização

Para cidadãos que buscam serviços nos bancos, a adoção do Datavalid também significa um grande ganho. Fica mais ágil a verificação de que a pessoa que busca um serviço do banco é, de fato, quem diz ser, com a segurança de uma validação biométrica e entregando uma ótima experiência digital ao usuário dos serviços bancários, que em menor tempo pode ter o seu cadastro aprovado e acesso aos serviços financeiros desejados.

Tecnologia não é problema, é solução”, destacou Caio Paes de Andrade, diretor-presidente do Serpro, por ocasião da assinatura de contrato com a Febraban. De acordo com ele, há muitas outras possibilidades de parceria com a entidade, sendo que todas elas significam ganhos tanto para a empresa, que tem soluções robustas e confiáveis, quanto para o ambiente financeiro como um todo, incluindo os cidadãos, que se beneficiarão cada vez mais dos avanços do governo digital, uma das grandes prioridades do Executivo.

Como funciona o Datavalid

DataValid é uma API da linha de sistemas de informação oferecida pelo Serpro. O serviço verifica a similaridade de uma foto enviada (selfie, por exemplo) com a foto que consta nas bases de dados do governo. O passo seguinte é informar à entidade financeira qual a probabilidade de aquela identidade ser verdadeira.

Os bancos podem utilizar o Datavalid para validar dados cadastrais e biométricos de clientes em diversas oportunidades, tanto em plataformas digitais (APPs e internet banking) quanto nas próprias agências. Abertura de contas, solicitação de crédito, financiamentos, seguros e saques são alguns exemplos dessas oportunidades de utilização, que incluem até mesmo a substituição de senhas por autenticação biométrica.

Para saber mais sobre o API, acesse a página do Datavalid.

Contato