Notícias

notícias

Notícia

Identificação Digital

Datavalid contribui para agilizar e ampliar a segurança dos serviços notariais no país

Colégio Notarial do Brasil contrata solução tecnológica do Serpro para validação de identidade
Diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, fala para os participantes do evento
by Comunicação Institucional do Serpro — 10 de april de 2019

Em evento realizado nesta terça-feira, 9 de abril, em Brasília, o Colégio Notarial do Brasil (CNB), entidade que representa os mais de nove mil notários no país e congrega os tabeliães de notas e de protestos em cada estado, oficializou a contratação do Datavalid, solução desenvolvida pelo Serpro para confirmação, em tempo real, de informações cadastrais e biométricas dos cidadãos.

Foi assinado um "contrato pai" que servirá de fundamento para que qualquer tabelião no Brasil possa assinar um termo de adesão junto ao Serpro e contar com o serviço de validação de identidade oferecido pelo Datavalid. A inovação vai permitir que os dados sejam confirmados com maior rapidez e eficiência, além de contribuir para prevenir fraudes na hora da prestação de serviços notariais.

Durante o evento, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, falou sobre a importância da tecnologia no processo de modernização do Estado brasileiro e sobre a satisfação de poder participar de um momento marcante como este para o Colégio Notarial do Brasil. Anunciou também que o governo deve, até o final do ano, entregar mais de mil soluções tecnológicas para desburocratização do país. "Esse é o nosso papel. A gente tem que atender melhor a sociedade, levar mais segurança e melhorar o ambiente de negócio. Se vocês forem valorar a economia que uma solução como essa traz ao longo do tempo, vão pensar: 'por que não fizemos isso antes?'", comentou.

Na ocasião, o contrato foi assinado digitalmente pelo diretor André de Cesero, pelo Superintendente de Novos Negócios do Serpro, Jacimar Gomes Ferreira, e pela vice-presidente do CNB, Emanuelle Perrotta, usando certificados digitais e por meio do app e-notariado, do CNB, numa clara demonstração de como a intensificação do uso da tecnologia em geral pode gerar agilidade e segurança para o dia a dia do cidadão.

Um marco

Para Milena Rocha Leite, gestora do Serpro responsável por esta negociação, o compromisso firmado com o CNB é de grande importância para o Serpro, pois além de ser o primeiro neste segmento do mercado (Cartórios), também é o primeiro assinado no modelo voltado para Entidade de Classes (Grupos Econômicos).

Para saber mais detalhes sobre o Datavalid, como funcionamento, benefícios e formas de contratação, acesse a página da solução no portal do Serpro.

Contato