http://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/transparencia1/lei-de-acesso-a-informacao/acoes-e-programas/psrs/meio-ambiente

Eixo Meio Ambiente

Principais ações e resultados do eixo

g4339.png
O Eixo Meio Ambiente do Programa Serpro de Responsabilidade Social fomenta hábitos de preservação do meio ambiente, com adoção de práticas para o uso racional dos recursos naturais, dos bens públicos e a adoção de padrões tecnológicos de baixo impacto ambiental. Conheça os principais resultados.

Adesão à A3P

Desde 2009, o Serpro é signatário da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas de sustentabilidade.

O objetivo do Serpro ao participar do programa é buscar a eficiência na atividade pública, enquanto promove a preservação do meio ambiente, proteger a natureza e, ainda em consequência, reduzir gastos.

Campanha de incentivo ao descarte de resíduos eletroeletrônicos

O Serpro incentiva que seus empregados descartem o lixo eletrônico de suas residências em postos de coletas, localizados nas instalações da empresa. A quantidade de lixo recolhido nos anos de 2013 e 2015 somou 10.500 kg. Os resíduos eletroeletrônicos recolhidos são encaminhados a ONGs, OCISPs e associações, listadas abaixo.

Cidade Instituição
Brasília Programando o Futuro
Belo Horizonte Asmare
Curitiba Sete Ambiental
Florianópolis Condomínio/Prefeitura
Rio de Janeiro Info Ambiental
São Paulo CRC-INAC
Porto Alegre Cesmar
Recife Coopagres, Esperança Viva e Pró-Recife
Salvador SOS Brasil e Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava

 

Recolhimento de pilhas

O Serpro promove o recolhimento e o descarte correto de pilhas. Esse tipo lixo é encaminhado, periodicamente, ao Ministério do Meio Ambiente, que mantém parceria com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), responsável pela destinação final. Na Sede e Regional Brasília, foram recolhidos 50 kg de pilhas em 2016.

Descarte responsável

O Serpro aderiu à Ata de Registro de Preços da Câmara dos Deputados, para o descarte correto das lâmpadas fluorescentes armazenadas na Sede e Regional Brasília. Em 2016, a empresa vendedora do pregão recolheu 23.500 lâmpadas, acondicionadas por um período superior há dois anos, em contêineres especiais.

Papa cartão

Em parceria com a Câmara dos Deputados, o Serpro disponibilizou o equipamento Papa Cartão na Sede (por 20 dias) e na Regional Brasília (por dez dias), nos anos de 2016 e 2017. No total dos períodos, foram triturados 5.562 cartões e encaminhados para reciclagem.

Campanha nacional “Adote 1 Copo por Dia”

A campanha foi realizada no mês de agosto, direcionada aos empregados, para conscientização sobre o consumo racional de copos plásticos. Antes da campanha, chegou-se a um consumo de mais de 475 mil copos no mês de março, do mesmo ano. Após a iniciativa, o consumo foi reduzido para 273 mil unidades por mês.

Contato