Atribuições das unidades organizacionais e dos órgãos subordinados à Presidências e demais Diretorias
1.0 PRESIDÊNCIA
2.0 DIRETORIA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES – DIRCL
3.0 DIRETORIA DE OPERAÇÕES – DIOPE
4.0 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO – DIRAD
5.0 DIRETORIA JURÍDICA E DE GOVERNANÇA E GESTÃO – DIJUG
6.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO – DIDES
7.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - DIDHM
1.1 Gabinete Institucional da Diretoria Executiva – GABIN
a) Direcionar, orientar e coordenar as ações de secretaria-executiva para a Diretoria e as ações corporativas referentes ao alinhamento estratégico com melhores práticas de mercado e aos assuntos Ética e Conduta Empresarial; e
b) Coordenar o suporte administrativo e prestar apoio à gestão das Unidades Organizacionais diretamente subordinadas ao Diretor-Presidente.
1.2 Superintendência de Transparência, Ouvidoria e Corregedoria – SUPTR – GR II – Sede
a) Direcionar, coordenar, orientar as ações corporativas referentes aos assuntos Ouvidoria e Correição; e
b) Coordenar as atividades de monitoramento do cumprimento da legislação de acesso à informação.
1.3 Superintendência de Estratégia, Comunicação e Marketing – SUPEM – GR II – Sede
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Comunicação Empresarial, Planejamento Estratégico, Indicadores de Estratégia Empresarial, Gestão da Marca Serpro, Eventos e Patrocínios Institucionais, Marketing Institucional e Branding, Gestão de Mídias Corporativas, Publicidade Institucional, Relações Institucionais, Assessoria de Imprensa, Gestão da Satisfação do Cliente e Endomarketing.
2.0 DIRETORIA DE RELACIONAMENTO COM CLIENTES – DIRCL
2.1 Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios – SUNNG
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Relacionamento com Clientes, Segmentação de Clientes, Prospecção de Novos Negócios, Negociação de Contratos de Receita relativos a novos negócios.
2.2 Superintendência de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendários – SUNEF
a) Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Relacionamento com Clientes, à Prospecção de Novos Negócios, à Negociação de Contratos de Receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e
b) Coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.
2.3 Superintendência de Relacionamento com Clientes Governo Digital – SUNGD
a) Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Relacionamento com Clientes, à Prospecção de Novos Negócios, à Negociação de Contratos de receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e
b) Coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.
2.4 Superintendência de Relacionamento com Clientes Finalísticos – SUNCF
a) Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Relacionamento com Clientes, à Prospecção de Novos Negócios, à Negociação de Contratos de receita relativos à carteira de clientes, aos produtos e aos serviços sob sua responsabilidade; e
b) Coordenar as atividades relativas à gestão da carteira de clientes, dos produtos e serviços sob sua responsabilidade, em consonância aos modelos de negócios, à estratégia comercial, aos planos de negócio, às linhas de negócios e à segmentação de clientes.
2.5 Superintendência de Estratégia Comercial e Entrega – SUNEC
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos gestão comercial, gestão integrada de tecnologias e infraestrutura, soluções de arquitetura e soluções analíticas, entrega de serviços, gestão dos contratos de receita e estratégia comercial.
2.6 Superintendência de Inteligência de Negócio – SUNIN
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos estratégia de negócio, modelo de negócios, política de preços, planos de negócio, gestão das linhas de negócios, estratégia e elaboração de marcas, eventos e patrocínios de produtos, marketing de produto, gestão de sítios e publicidade relacionada a produtos.
2.7 Coordenação de Suporte Administrativo – COADM
Orientar, coordenar e executar as atividades relativas ao suporte administrativo e à gestão, no âmbito da Diretoria de Relacionamento com Clientes.
3.0 DIRETORIA DE OPERAÇÕES – DIOPE
3.1 Superintendência de Produtos e Serviços – Engenharia de Infraestrutura de Tecnologia da Informação – SUPES
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema Tecnologia da Informação, Inovação de TI e Governança de TI.
3.2 Superintendência de Produtos e Serviços – Operações – SUPOP
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema Ambientes de Redes de TI.
3.3 Superintendência de Produtos e Serviços – Centro de Dados – SUPCD
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema Centro de Dados.
3.4 Superintendência de Segurança da Informação - SUPSI
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes ao tema Segurança da Informação e ao assunto Continuidade de Negócios.
3.5 Coordenação de Suporte Administrativo – COADM
Orientar, coordenar e executar as atividades relativas ao suporte administrativo e à gestão, no âmbito da Diretoria de Operações.
4.0 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO – DIRAD
4.1 Superintendência de Aquisições e Contratos – SUPGA
Direcionar, coordenar e orientar os assuntos e as ações corporativas referentes ao tema Aquisições e Contratações.
4.2 Superintendência de Logística – SUPGL
a) Direcionar, coordenar, orientar e executar os assuntos e as ações corporativas referentes ao tema Gestão Logística; e
b) Coordenar e executar as atividades de aquisições e de contratações de bens e serviços de natureza administrativa e técnica, de abrangência regional, e de execução de obras e infraestrutura de instalações.
4.3 Superintendência de Gestão Financeira – SUPGF
a) Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referente ao tema Gestão Financeira e ao assunto Controles e Riscos Financeiros; e
b) Operacionalizar a gestão contábil e tributária.
4.4 Superintendência de Controladoria – SUPCO
Direcionar, coordenar, orientar e executar os assuntos e as ações corporativas referentes ao tema Controladoria Empresarial.
4.5 Coordenação de Suporte Administrativo – COADM
Orientar, coordenar e executar as atividades relativas ao suporte administrativo e à gestão, no âmbito da Diretoria de Administração.
5.0 DIRETORIA JURÍDICA E DE GOVERNANÇA E GESTÃO – DIJUG
5.1 Superintendência Jurídica – SUPJU
Direcionar, coordenar e assessorar juridicamente as unidades sobre os assuntos referentes ao tema Jurídico e ao assunto Propriedade Intelectual de Marcas Empresariais.
5.2 Superintendência de Organização, Processos e Projetos – SUPOG
Direcionar, coordenar e orientar as ações corporativas referentes aos assuntos Temas Empresariais, Gestão Arquivística, Estrutura Organizacional e Órgão Temporário, Grupos de Trabalho, Comissão, Comitê e Programas, Área de Atuação e Atribuições das Diretorias, Documentos Organizacionais Diretivos, Normativos e Administrativos, Competências e Alçadas, Gestão Corporativa de Processos, Gestão Corporativa de Projetos, Processo Decisório.
5.3 Superintendência de Controles, Riscos e Conformidade – SUPCR
Direcionar, coordenar e orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Controle Interno, Riscos Operacionais, Conformidade e Riscos de Fraudes e Corrupção, Governança Corporativa e Indicadores de Governança Corporativa.
5.4 Coordenação de Suporte Administrativo – COADM
Orientar, coordenar e executar as atividades relativas ao suporte administrativo e à gestão, no âmbito da Diretoria de Governança e Gestão e da Diretoria de Desenvolvimento Humano.
6.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO – DIDES
6.1 Superintendência de Digitalização da Receita Federal – SUPDR
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Desenvolvimento de Soluções de Software, Gestão do Ciclo de vida de Produtos e Relacionamento com Clientes.
6.2 Superintendência de Digitalização de Governo – SUPDG
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Desenvolvimento de Soluções de Software, Gestão do Ciclo de vida de Produtos e Relacionamento com Clientes.
6.3 Superintendência de Serviços e Engenharia de Solução Digital – SUPSE
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Desenvolvimento de Soluções de Software, Gestão do ciclo de vida de produtos de suporte ao desenvolvimento, Suporte ao desenvolvimento e Design e Arquitetura de soluções de software.
6.4 Superintendência de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial – SUPAI
Direcionar, coordenar, orientar e executar as ações corporativas referentes aos assuntos Desenvolvimento de Soluções de Software de Inteligência de Negócio, de Inteligência Artificial e de Dados
6.5 Coordenação de Suporte Administrativo – COADM
Orientar, coordenar e executar as atividades relativas ao suporte administrativo e à gestão, no âmbito da Diretoria de Desenvolvimento.
7.0 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - DIDHM
7.1 Superintendência de Educação – SUPED
Direcionar, coordenar e orientar as ações corporativas referentes aos temas e assuntos Educação e Educação Corporativa, Gestão Bibliográfica, Gestão do Conhecimento, Memória Institucional.
4.2 Superintendência de Gestão de Pessoas – SUPGP
Direcionar, coordenar, orientar e executar os assuntos e as ações corporativas referentes aos temas Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental, Desenvolvimento de Pessoas e Gestão do Ambiente de Trabalho.