• English English
  • Português (Brasil) Português (Brasil)
  • Español Español
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefine Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Info

Notícias

notícias

Notícia

Cidades Digitais

O cidadão precisa estar no centro das iniciativas digitais do governo

Durante o Smart City Business Brazil, Serpro apresentou seus esforços de transformação digital do Estado, defendendo uma abordagem focada no cidadão como premissa desse trabalho
Registro do painel "O papel dos ecossistemas de inovação no fortalecimento de territórios inteligentes"
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
by Comunicação do Serpro — 15 de may de 2024

Com o tema "Nova Agenda Urbana", o congresso Smart City Business Brazil, realizado em São Paulo nos dias 14 e 15 de maio, reuniu especialistas, líderes do setor e gestores públicos e privados para discutir a adoção adequada das tecnologias de digitalização dos municípios brasileiros, encorajando a partilha de experiências e projetos bem-sucedidos.

Nesta quarta-feira, último dia do evento, o Serpro participou de dois painéis: “A chave para o desenvolvimento digital sustentável” e “O papel dos ecossistemas de inovação no fortalecimento de territórios inteligentes”. A estatal de TI do governo federal foi representada por seu superintendente de Governo Digital, Alexandre Ávila, que abordou o trabalho de transposição, para estados e municípios, das soluções digitais que já existem no âmbito federal.

Registro do painel “A chave para o desenvolvimento digital sustentável”Nesse contexto, destacou a plataforma Cidades Gov.br, solução que utiliza o mesmo design e forma de acesso do Gov.br. “Essa plataforma permite que municípios configurem e personalizem serviços públicos de forma simples, com agendamento e atendimento online, além de dashboards para acompanhamento de solicitações dos cidadãos, permitindo que cada secretaria monitore e melhore seu atendimento”, informou.

Atualmente, a plataforma já está sendo utilizada por 30 municípios, com 200 em prospecção. “O Serpro está firmando acordos com estados para facilitar a adoção pelos municípios, especialmente aqueles com até 40 mil habitantes, embora municípios maiores também estejam mostrando interesse”, revelou o superintendente.

Maior plataforma de governo do mundo

Ávila ressaltou a importância do Gov.br como a maior plataforma de governo digital do mundo, com mais de 4,9 mil serviços ofertados, 500 mil acessos por segundo e 180 milhões de brasileiros e brasileiras cadastradas.

“Essa é a tecnologia a nível federal e bem-sucedida que estamos levando para estados e municípios. Todo o aprendizado obtido com o Gov.br está sendo aplicado na digitalização de serviços e configuração de cidades mais inteligentes”, avaliou.

Foco no Cidadão

O Superintendente do Serpro destacou ainda a importância do conceito de experiência do usuário para entender e melhorar a jornada do usuário e aumentar a efetividade do relacionamento digital do governo com sua população. “O Gov.br trata o cidadão como um cliente, monitorando cada passo de sua jornada dentro da plataforma, similar a um ‘carrinho de compras’. Isso inclui acompanhar se o cidadão tem dificuldades para logar, se completa suas tarefas ou onde encontra obstáculos. Nossa ideia não é apenas listar serviços como em uma ‘página amarela’, mas oferecer proativamente os serviços de que o cidadão precisa”, explica Ávila.

Isso significa que o Gov.br foi pensado e evolui tendo em vista a antecipação das necessidades do cidadão, com base em seu contexto de vida. Por exemplo: estudantes prestes a concluir o ensino médio são avisados sobre inscrições no Enem; turistas contam com uma jornada específica que fornece informações sobre vacinas, condições climáticas e eventuais calamidades.

“O Estado tem que ser eficiente em oferecer cada vez mais serviços públicos para o cidadão. E para isso, do ponto de vista tecnológico, é necessário mudar a abordagem interna que vai desde o desenvolvimento até a execução. Essa é nosso trabalho no Serpro”, completou.

 

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico