https://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/etica-e-integridade/etica/orientacoes-formulacao-denuncias

Orientações para formulação de denúncias

Orientações gerais para formulação de denúncias a serem dirigidas à Comissão de Ética

Qualquer pessoa pode apresentar denúncia à Comissão de Ética relativa a comportamentos que infringem o estabelecido no Código de Ética e de Conduta Empresarial do Serpro, praticadas por dirigentes, empregados e todos os que exercem atividades em nome da empresa.

No Serpro, com a instituição do “Canal Único de Denúncias”, as denúncias deverão ser encaminhadas por meio do Sistema Ouvidoria.

O Sistema é de fácil cadastramento, passando por 5 etapas a serem preenchidas:

  • Tipo de manifestação.

  • Destinatário.

  • Identificação e descrição.

  • Revisão.

  • Conclusão.

Vamos detalhar:

  • Tipo de manifestação: Denúncia.

  • Destinatário:

    • Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação: SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados.

    • Sobre qual assunto você quer falar: Denúncia de infração ética.

    • Sobre qual órgão você quer falar: SERPRO – Serviço Federal de Processamento de Dados.

  • Identificação e descrição.

É neste ponto que o denunciante deve colocar o máximo de informações sobre a infração ética para que sua denúncia seja admitida, ou seja, a descrição detalhada dos fatos (local, data, hora ou algo que caracterize habitualidade de uma conduta), prova documental, rol de testemunhas, entre outros que o denunciante julgar pertinente.

  • Revisão.

  • Conclusão.

 

Apesar da instituição do Canal Único pela Empresa, a Comissão de Ética do SERPRO ainda mantém seus canais próprios para receber elogios, reclamações, solicitações ou sugestões:

E-mail: comissaoetica@serpro.gov.br.
Telefone: (61) 2021-8432

Correspondência:
Secretaria-Executiva da CES
Edifício-Sede SERPRO
SGAN Quadra 601 Módulo V – Asa Norte
Brasília / DF
CEP: 70836-900

Contato