https://www.serpro.gov.br/menu/quem-somos/eventos/hackserpro/hackserpro-salvador/mentores-e-banca

Mentores e Banca

Mentores e Banca

Mentores

 

Sergio Ferreira Apex.jpgSérgio Ferreira: Representante do Escritório Apex-Brasil da Região Nordeste. Profissional com mais de 15 anos de experiência nos setores público e privado, com formação em Relações Internacionais (graduação) e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foco nas áreas de relações internacionais e desenvolvimento de negócios internacionais. Liderança de equipes, planejamento estratégico e gerenciamento de projetos. Experiência com apresentações públicas e em negociações complexas. E na organização de eventos corporativos internacionais.

 

 

 

 

LeandroPerfil-02 Cropped.jpgLeandro Coelho Correia - Serpro: Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Sistemas Distribuídos (2003) pela UCSAL, Mestre em Educação pela UNEB. Possui mais de 20 anos de experiência na área de TI, sendo 15 anos dedicados a projetos de banco de dados, data warehouse, business intelligence e integração de dados. Professor universitário desde 2001, ministrando disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação em Sistemas de Informação. Professor do curso de Especialização em Big Data e Business Intelligence da UNIFACS. Analista de Desenvolvimento do Serpro desde 2014. Entusiasta de iniciativas em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.

 

 

 

 

alexandria Cropped.pngCarlos Alexandria - Serpro: Com mais de dezesseis anos de experiência em empreendedorismo e gestão de negócios, destaca-se pela capacidade de direcionar foco e esforços em ações decisivas na concretização dos objetivos chaves nos projetos que comandou.  Nessa jornada, destacam-se a criação de duas Startups lucrativas. Possui também mais de seis anos de vida acadêmica, lecionando gestão de projetos em MBAs. Além disso, mais de quinze anos de prática esportiva no triathlon ajudam no desenvolvimento dos atributos da área afetiva, muito úteis à vida empresarial. 

 

 

 

 

Serge Cropped.jpgSerge Normando Rehem - Serpro: Especialista em Sistemas Distribuídos pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e MBA em Administração pela Unifacs (Universidades Salvador). Já liderou o grupo de usuários JavaBahia, fundador do evento e Grupo LinguÁgil, que divulga as Metologias Ágeis e a filosofia do Programador Poliglota. Analista de sistemas do Serpro desde 1997, atualmente está licenciado, dedicando a ensinar Marketing Digital e Copywriting a Empreendedores de Alto Valor.

 

 

 

 

 

Nathally Apex(1).jpgNathally Simonetti: Analista de Inovação da Apex-Brasil. Comunicativa, ordenada e voltada às relações interpessoais. Formada em Direito pelo Centro Universitário IESB e com MBA em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Contribuir para o crescimento do país me é uma necessidade, assim como enxergar os resultados dos projetos que executo.

 

 

 

 

 

IMG_20200205_160951734_BURST000_COVER_TOP_2 Cropped.jpgLeonardo Ribeiro Soares - Serpro: Formação em Ciência da Computação pela UFBA, com MBA em consultoria de TI pela UNIFACS, líder em times de desenvolvimento de sistemas, trabalha a 8 anos no SERPRO, acumulando mais de 25 anos de experiências com desenvolvimento de produtos de diversos portes, para empresas como CITI Bank, HSBC, UBS, Bradesco, Itaú, Bayer Cropscience, Prosegur, Oi, Petrobras, Vale, entre  outras. Agilista, entusiasta da metodologia Lean, fundador de uma startup e sócio de outras empresas, tem uma veia de empreendedor e outra de líder em times de desenvolvimento pulsando juntas.

 

 

 

 

Bruno Bastos Cropped.jpgBruno Bastos Guimarães - Serpro: Bacharel em Ciência da Computação pela UFBA e atualmente pós-graduando em Data Science & Analytics pelo SENAI CIMATEC. Ampla experiência no desenvolvimento de aplicações Desktop e Web, utilizando principalmente as linguagens Java e JavaScript. Mais recentemente, também vem utilizando Python para os estudos em Ciência de Dados.

 

 

 

 

 

 

Carlos Costa Apex.jpgCarlos Costa: Assistente de TI da Apex-Brasil. Técnico experiente em processamento de dados, ótimo relacionamento interpessoal. Atuação em infraestrutura com mais de 15 anos de experiência. Experiência com gerenciamento de riscos e segurança da informação. Experiência em operação em ambiente Windows e Unix (Linux e Freebsd), gerenciamento de rede, administração e implementação de soluções Microsoft. Teste de software e bancos de dados ORACLE, MySQL e SQLServer. Soluções de Business Intelligence e Atendimento ao Usuário.

  

 

 

 

Robson Saraiva Ximenes Cropped.jpg

Robson Saraiva Ximenes - Serpro: Formação em Ciência da Computação pela Ruy Barbosa(2004) e finalizando MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0; Analista de Sistemas no SERPRO desde 2007, atualmente liderando o time de Viabilidade Técnica para novos produtos. Desenvolvedor poliglota, com preferências por Java e Javascript. Participou de diversos projetos de sofware livre, com destaque para o Framework Demoiselle. Curioso por natureza, adentrou a comunidade do Arduíno para construir um lançador de bolas de tênis. 

 

 


 

 

Daniela Barreiro Claro Cropped.jpgDaniela Barreiro Claro - UFBA: Professora Associada da UFBA, graduada em Ciência da Computação (1998), Mestre em Ciências da Computação (2000) e Doutora em Ciência da Computação - Université d'Angers/França (2006). Em 2009, ela fundou o Grupo de Pesquisa FORMAS - Formalismos e Aplicações Semânticas no CNPQ e desde então é líder deste grupo, promovendo pesquisas na área de Análise Semântica em Textos, na Nuvem e em Dispositivos. Daniela tem atuado na pós-graduação, orientando alunos de Mestrado e Doutorado na linha de pesquisa: Inteligência Computacional, especificamente em Banco de Dados. Ela tem aprovado diversos projetos de pesquisa nestas áreas com financiamento do CNPQ e FAPESB. Atualmente suas principais áreas de interesse são: Extração da Informação Aberta, Interoperabilidade Semântica e Pragmática na Computação em Nuvem, Web Semântica, além da Mineração de Dados aplicada a domínios específicos.

 

 

Sergio Rossi Apex.jpgSérgio Gustavo Rossi: Analista de Investimentos da Apex-Brasil. Proativo, comunicativo e dinâmico. Formado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília e MBA em Gestão do Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Tenho um forte desejo de fazer a diferença nas empresas em que tenho a oportunidade de trabalhar, assim como a capacidade de lidar com responsabilidades e construir relacionamentos positivos com colegas de trabalho em todos os níveis.

  

 

 

 

ProfileHackaton2020_OK(1).jpegMarcos Lapa: Mestre em Sistemas e Computação e PMP. Engenheiro de software com mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento de soluções utilizando a plataforma Microsoft .Net. Possui experiência em Gestão de Projetos, Programação Orientada a Objetos, Padrões de Projeto e Desenvolvimento de aplicações Web. Atualmente pesquisando e atuando como consultor em áreas como: Desenvolvimento de aplicações web; Desenvolvimento para Dispositivos Móveis além de Tecnologias de Realidade Estendida (RA / RV). Atua ainda como técnico das equipes participantes de maratonas de programação no Centro Universitário SENAI CIMATEC desde 2016.

 

 

 

Oswaldo(1).jpgOsvaldo Requião: Bacharel em Processamento de Dados, Pós-graduação em Metodologia e Didática do ensino superior, Pós-graduação  em Sistemas de informação com Enfase em componentes distribuídos,  MBA em formação de Consultores em Tecnologia da Informação. Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela Uneb. Experiência na área de Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos, Tradutores, Compiladores, experiência atuando como profissional na área de Tecnologia da Informação desde 1987, experiência como gerente de projetos desde 1992 em empresas de Tecnologia. Professor da Universidade Católica do Salvador desde 1994. 

 

 

 

 

Luiz_Claudio_Silva.jpgLuiz Cláudio SilvaFormado em Processamento de Dados pela Faculdade Rui Barbosa, especialista em Redes de Computadores pela Unifacs. Trabalha com desenvolvimento e administração de sistemas e métodos ágeis desde 1996, tendo usado diferentes linguagens e metodologias. Tem participado de diversos eventos como organizador, instrutor e palestrante. Participa de vários grupos de usuários, entre eles o Python Bahia, NoSQL-BA e DevOps Salvador. 

 

 

 

 

 

Marlon(1).jpgMarlon Silva Carvalho - Serpro: Desenvolvedor poliglota por aptidão inata, tem na família sua razão de viver, na fabricação de cerveja seu hobby predileto e na tecnologia sua inspiração. Funcionário do Serpro desde 2006, trabalhou com incontáveis tecnologias e dezenas de projetos relevantes para a sociedade. Ah! Também é formado em Informática pela Universidade Católica do Salvador e Pós graduado em Sistemas Distribuídos pela UFBA.

 

 

 

 

 

cy80aUhXQ3ZFbzFlaW9kcU1mblZOZz09(1).jpgAntonio Cláudio Neiva - Serpro: Bacharel em Informática pela UCSal (1994), pós-graduado em Desenvolvimento de Aplicações para Web pela Unifacs (2002) e pós-graduando em UX-UI pela Unyleya. Atua como desenvolvedor de software desde 1995, com experiência em empresas privadas e pública. Leciona na Universidade Católica do Salvador, desde 2000, disciplinas ligadas ao desenvolvimento de software, como Teste e Qualidade de Software, Banco de Dados, Programação Orientada à Objetos, dentre outras. Interessa-se por IOT, possuindo experiência como instrutor em treinamentos de Arduino e seus componentes.

 

 

 

felipe_tumb.jpgFelipe Toscano - Serpro: Bacharel em Sistemas de Informação e Especialista em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília. Entusiasta Open Source, DevOps e Pythonista de coração. Analista de Sistemas no Serpro deste 2014, atuando como pesquisador, desenvolvedor e colaborador de novas tecnologias para o Governo, tais como GovData, DataLake RFB, Plataforma Hackathon. Por fim, um apaixonado por zouk brasileiro e praticante de artes marciais nas horas vagas.

 

 

 

 

InShot_20200304_151228802.jpgElizer Trajano - Serpro: Graduado em sistemas e pós graduado em Governança em TI pela Universidade Católica de Brasília. Possui mais de 15 anos de experiência na criação de soluções para o mercado público e privado. Chefe de uma das frentes de criação de novos produtos no Serpro. Envolvido com empreendedorismo social e voluntário em diversos projetos sociais.

 

 

 

 

 

IMG-20200306-WA0003.jpgCleverson de Oliveira - Serpro: Mais recentemente tem trabalhado na estruturação e construção de diversos produtos e soluções do Serpro, tais como: Datavalid, APIs de consulta ao CPF, CNPJ, Nota Fiscal Eletrônica, Documento Nacional de Identificação, aplicativo Pro ID e o QR Code seguro Vio presente nas placas e documentos veiculares, carteiras de habilitação, dentre outros documentos oficiais. É mestre em sistemas e computação, graduado na mesma área e pós graduado com MBA em gestão de sistemas de informação. Arquiteto de soluções digitais e apaixonado por tecnologia com aproximadamente 20 anos de experiência. 

 

 

 

adriano.jpgAdriano Coser: Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2012) pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas (1999) e Bacharel em Ciências da Computação (1994) pela mesma universidade. Tem 25 anos de experiência em desenvolvimento de software. Desde 2009 é analista de sistemas no Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), onde lidera uma equipe de desenvolvimento e gerencia projetos de software voltados à área de comércio exterior.

 

 

 

 

Banca Julgadora 

 

Alexandre Gualter Apex(1).jpgAlexandre Gualter: Coordenador de Transformação Digital da Apex-Brasil. Inovador, executor e gestor experiente em conectar ideias, empresas e pessoas para agregar valor às organizações com um olhar multifuncional, tendo a Inovação e a transformação digital como meio para alta performance nos negócios. Uso minha formação em Engenharia de produção, Filosofia, Mestrado em tecnologia e MBA em Negócios na busca de soluções rápidas e eficazes para problemas complexos. Desenvolvi carreira em empresas no Brasil e no exterior. Fui professor na UFRJ e na PUC em diversos cursos e MBA. Sempre palestrando e tentando transmitir o que aprendi ao longo do tempo. Como empreendedor fui criador de duas Startups com muito êxito. 

 

 

Jose dos Anjos Cropped.jpgJosé dos Anjos Soares: Economista, especialista em gestão de projetos e inovação, intraempreendedor, sendo atualmente gestor de atendimento a startups e empresas de base tecnológica no SEBRAE/BA, Local Leader do Founder Institute Salvador e gestor do Sebraelab Salvador. Atua há mais de 10 anos com inovação e startups.

 

 

 

 

 

Foto andré eventos Cropped.jpgAndré Fraga: Engenheiro Ambiental, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e doutorando pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), exerce atualmente a função de Secretário Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador e de Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. Integra a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) e do RenovaBR Cidades, onde foi professor da disciplina Políticas Públicas Municipais para a Sustentabilidade. 

 

 

 

 

InShot_20200310_175223315.jpgRonaldo Agra -  Graduado em Ciência da Computação e possui MBA em Governança de TI. Ingressou no Serpro em 2009 como analista de Desenvolvimento. Nestes 11 anos, realizou prospecções de novas tecnologias e coordenou a gestão de inovação. Hoje, atua como gestor da Divisão de Soluções de Processamento de Linguagem Natural, coordenando o desenvolvimento de produtos baseados em inteligência artificial. 

 

 

 

 

foto2019(1).jpgAdhvan Furtado: 20 anos de experiência na área de ciência e tecnologia, liderando pessoas e projetos de inovação. Profundo conhecedor do sistema brasileiro de inovação, atuou por 8 anos em posições estratégicas no governo do Estado da Bahia apoiando a criação de políticas públicas, negociando e atraindo empresas para o estado. Em 2015 foi convidado a liderar o SEBRAE Bahia, uma organização sem fins lucrativos responsável por promover pequenas empresas no Brasil com mais de 300 funcionários e receita de R$ 180 milhões. Desde 2017 trabalha no SENAI CIMATEC, um instituto de pesquisa e desenvolvimento, onde lidera a área de computação, gerenciando mais de 100 pessoas e diferentes projetos de alto impacto para a indústria brasileira, especialmente nas áreas de Inteligência Artificial, Big Data, Computação de Alto Desempenho e Realidade Aumentada e Virtual.

 

 

 

hackathon-Salvador-bannerEletronico-v2.png

 

 

HOME         PROGRAMAÇÃO         PALESTRANTES         MENTORES E BANCA

 

logo hackathon.png

Contato