• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Revista Tema - Edição 239  ›  Desenhando o futuro: como a inteligência artificial já está atuando para transformar a administração pública no país
Info

Notícias

notícias

Notícia

Inteligência de Governo

Desenhando o futuro: como a inteligência artificial já está atuando para transformar a administração pública no país

Serpro já oferece mais de 200 serviços que utilizam IA em áreas como biometria, reconhecimento de imagens por máquina, previsão de eventos futuros e chatbots que usam linguagem natural
Imagem do congresso nacional ao fundo tendo à frente um desenho estilizado da bandeira do Brasil com várias linhas brancas e a sigla IA
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Alexei Kalupniek — 12 de março de 2025


Matéria publicada na Revista Tema —  Edição 239 - Fev/2025

O mundo em que vivemos já não é mais o mesmo do que o de alguns anos atrás e, com a chegada da inteligência artificial, a sua transformação acontece em uma velocidade vertiginosamente mais rápida. Segundo estimativa de Andrej Karpathy, ex-diretor de IA da Tesla, a cada dois dias e meio é lançado um novo modelo de computação cognitiva e a expectativa é de que esse ritmo só venha a aumentar.

Desde 2006, equipes do Serpro têm se dedicado à IA e se preparado para fazer frente a essa revolução que transforma a maneira de entender, criar, incorporar e se relacionar com a tecnologia da informação. Hoje, a empresa pública do governo federal oferece mais de 200 serviços que adotam inteligência artificial em áreas tão diferentes entre si como biometria, reconhecimento de imagens por máquina, sistemas antifraude, previsão de eventos futuros e chatbots que usam linguagem natural sem a necessidade de programação.

“O Serpro é uma peça fundamental na execução do Plano Nacional de Inteligência Artificial, que visa tornar o Brasil uma referência mundial no uso de IA, especialmente no setor público. Com os novos investimentos do governo, vamos praticamente dobrar nossa capacidade de infraestrutura e de armazenamento de dados. Assim, a empresa terá a possibilidade de, junto com o governo federal e com a sociedade, lidar com as questões éticas e culturais da programação da IA, que são indispensáveis para a nossa soberania”, explica o presidente da estatal, Alexandre Amorim.

Carlos Fonseca Lima.JPG
Há muito tempo, o Serpro vem se estruturando para ser protagonista quando o assunto é inteligência artificial, esse é um trabalho contínuo”, Carlos Fonseca Lima, gerente do Centro de Excelência em Ciência de Dados e IA do Serpro

“Há muito tempo, o Serpro vem se estruturando para ser protagonista quando o assunto é inteligência artificial, esse é um trabalho contínuo”, avalia Carlos Fonseca Lima, gerente do Centro de Excelência em Ciência de Dados e IA da empresa. Segundo o gerente, além do constante investimento em capacitação, infraestrutura e ferramentas para as equipes, um grande diferencial para alavancagem tecnológica da estatal são as parcerias de nuvem realizadas com grandes big techs como Google, AWS e Azure. “São empresas gigantes que estão nos apoiando com ferramentas aceleradoras, capacitação constante e apoio na execução dos projetos, permitindo que o Serpro esteja na vanguarda mundial quanto à utilização de IA pelo governo”, relata.

Caso emblemático

Um dos casos de destaque no uso de IA pelos clientes do Serpro é o do Carf, Conselho de Administração de Recursos Fiscais, que vai utilizar a tecnologia desenvolvida pela estatal para auxiliar no julgamento de cerca de 75 mil recursos tributários em tramitação, que totalizam um valor estimado de R$ 950 bilhões. A expectativa é de que o sistema já esteja funcionando em 2025 e reduza o tempo médio de tramitação processual de seis anos para apenas um.

“Estamos falando de uma experiência de inteligência artificial de governo que, embora talvez não seja a que lide com a maior quantidade de dados, sem dúvida é a que agrega maior valor, devido à alta complexidade dos nossos processos administrativos”, explicou o presidente do Carf, Carlos Higino. O sistema substitui tarefas antes desempenhadas por um grupo de assessores. A IA, analisa o cumprimento de requisitos dos recursos, separa processos de acordo com os pedidos, elabora resumos e, ao final, entrega uma sugestão de decisão com base nas normas vigentes e em jurisprudências anteriores.

“Apesar da tecnologia sugerir um ou mais entendimentos, a declaração final é de cada conselheiro. Não se trata de um julgamento por máquina”, destaca o presidente do conselho. No futuro, a IA também poderá interagir diretamente com contribuintes, traduzindo termos jurídicos e orientando cidadãos sobre seus direitos.

Volume

No momento, o grande volume de utilização de IA pelo Serpro tem ocorrido na validação da identidade dos cidadãos brasileiros, processo que utiliza a Plataforma de Automação de Identificação Biométrica (AIBio), reconhecida como um dos maiores ecossistemas de biometria do mundo. O portal gov.br, por exemplo, promove cerca de 25 milhões de checagens de identidade ao mês. Motoristas do Uber também utilizam rotineiramente a mesma tecnologia para garantir a sua segurança e a dos passageiros. Da mesma forma, bancos que contrataram soluções do Serpro oferecem a abertura de contas eletrônicas à distância, com reconhecimento dos futuros correntistas pelo celular.

Ao mesmo tempo, a empresa já opera serviços interessantes com a utilização de IA generativa, como o assistente conversacional sobre normativos para a Secretaria de Gestão de Pessoas do governo federal ou uma solução para o Concurso Público Nacional Unificado, que sugere a alocação dos aprovados com base em seus currículos e nas necessidades dos órgãos.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico