• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2017  ›  E se você não for o que (ou quem) diz ser?
Info

Notícias

notícias

Artigo

Tecnologia

E se você não for o que (ou quem) diz ser?

Como QR Codes avançados podem ajudar na autenticação de documentos
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Empresarial do Serpro - Porto Alegre — 27 de outubro de 2017

Conte até quinze. Conte de novo. E de novo. E de novo, sem parar, o dia todo, o ano inteiro: é com essa frequência média de 15 segundos que acontece a situação de alguém tentar cometer uma fraude utilizando um documento falso, no Brasil. É muita tentativa de faltar à verdade, um problemão.

Para complicar, a generosidade da internet serve ao bem e ao mau: é muito fácil encontrar modelos de documentos de qualquer tipo, além de uma infinidade de dados que podem ser usados para os falsificar.

Até há pouco tempo, o lado bom da força só podia buscar ajuda também via internet para fazer a checagem de um documento e verificar se uma pessoa é quem (ou o que) diz ser. Conectando-se a uma instituição era possível comparar os dados apresentados aos dados originais.

Mas… e onde não tem nem sinal de internet? Em uma estrada nos interiores do país, por exemplo: como um guarda poderia conectar dados do Denatran para verificar a foto da carteira de habilitação de um motorista?

Ora, com um Código de Resposta Rápida — em inglês, QR Code, ou Quick Response Code: essa figura bidimensional onde normalmente se pode codificar informações, como já nos acostumamos a ver em mercadorias e propagandas. O problema é que QR Codes normalmente armazenam um link, que exige rede para acessá-lo.

Com QR Codes tradicionais, restava essa questão: a necessidade de internet. Foi então que o Serpro deu o pulo do gato, ou melhor, do lince. Porque seu sistema, não por acaso chamado Lince, conta com um QR code avançado, que pode comprimir uma quantidade maior de informações, superior à de QR Codes tradicionais. E, o melhor, off-line. Incluindo imagens, algo inédito na praça, devido à dificuldade de comprimir toda a informação que uma foto demanda. Assim, graças a essa inovação, nosso guarda pode ter acesso à carteira de motorista com todas as informações, mesmo em locais sem acesso à internet.

Como se conseguiu isso? Com muita fumacinha saindo de várias cabeças, em um processo de pesquisa abrangente que resultou em algoritmos exclusivos. Valeu o esforço: a carteira de motorista com QR Code já se configura como um caso de sucesso em tecnologia da informação.

O problema do guarda não é só do guarda

A questão de poder verificar a autenticidade de um documento, contando com a possibilidade de consultar imagens off-line e uma grande quantidade de informações, é importante não só para o Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, o primeiro cliente do Lince. Verificar a autenticidade de uma certidão que indica a posse de um imóvel rural, também lá nas partes do Brasil onde ainda não há internet, ficaria bem mais fácil. Documentos como certidão de nascimento e certidões de toda espécie poderiam ser verificados. O sistema de ensino como um todo poderia ser beneficiado com o Lince em seus diplomas - assim como uma faculdade que resolva, ela própria, aumentar a segurança de seus documentos e facilitar a busca por informações acadêmicas.

O Lince é um produto do Serpro que pode colaborar de modo a que instituições das mais variadas confiram mais segurança a seus documentos, ao mesmo tempo em que facilita o rápido acesso a informações - o que pode aumentar em muito a lucratividade dos negócios. Ou, se for o caso, a efetividade de projetos com outros fins, que não lucrativos. Fique à vontade para contatar o pessoal do Serpro e saber como essa tecnologia pode ser utilizada em sua instituição.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico