• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Noticias 2017  ›  "O usuário prefere um chatbot que resolva"
Info

Notícias

notícias

Geral

Inteligência Artificial

"O usuário prefere um chatbot que resolva"

Máquinas Inteligentes foi o tema da primeira edição do ciclo de palestras QuartaTec, evento promovido pelo Serpro
Evento foi realizado na Sede do Serpro, em Brasília
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Institucional do Serpro - Curitiba — 09 de agosto de 2017

Evento foi realizado na Sede do Serpro, em Brasília

Na manhã desta quarta-feira, 9 de agosto, o Serpro recebeu a primeira edição da QuartaTec, evento temático promovido pela empresa para discutir tendências e técnicas de mercado durante todo o mês de agosto. A primeira edição do ciclo de palestras tratou do tema "Máquinas Inteligentes" e contou com a presença de representantes da academia, de empresas privadas e também de especialistas do Serpro.

Nesta primeira QuartaTec aconteceu a palestra do professor João Paulo Pordeus, da Universidade Federal do Ceará. Pordeus foi o responsável por apresentar um panorama histórico da Inteligência Artificial, desde sua origem, com o pioneiro britânico da informática, Alan Turing, passando pelo desenvolvimento do perceptron, ou "neurônio eletrônico", até os dias de hoje, com o chamado "aprendizado profundo" das máquinas inteligentes ("deep learning") e suas aplicações em sistemas como recomendação de viagens em sites de turismo ou predição de falhas em sistemas de aeronaves.

Já o palestrante Igor Freitas, da Intel, mostrou aos participantes que a combinação de computadores de alta performance e sistemas mais modestos, utilizados para análise de grandes volumes de dados, pode oferecer vantagens inclusive para aplicações de inteligência artificial. Falou também sobre como métodos computacionais vetorizados, que se pensavam obsoletos, podem ser retrabalhados para a realidade do mundo moderno.

Busca pela eficácia

Célio de Faria, da Gestão Técnica de Sistemas Estratégicos na regional do Serpro em Belo Horizonte, abordou a questão do evento sob a ótica dos sistemas de inteligência artificial, conhecidos como chatbots. Ele considerou que o foco do desenvolvimento destas aplicações está na sua capacidade de atender expectativas do usuário quanto à solução de seus problemas, não em emular um diálogo com um ser humano. "O usuário prefere um chatbot que resolva a um que tenha personalidade", disse.

A participação do Serpro na QuartaTec contou ainda com a presença da gerente de desenvolvimento da Regional Florianópolis da empresa, Lizandra Santos. Lizandra detalhou os esforços conduzidos por sua área para aplicar a tecnologia de inteligência artificial a um sistema que possa ler documentos de requisitos de sistemas por parte de clientes e calcular quantos pontos de função o desenvolvimento de tal sistema demandaria. "Neste momento, estamos na fase de prospecção de ferramentas", explicou a gerente.

A mesa de abertura desta edição da QuartaTec foi composta pelos diretores de Administração, Pádua Passos, e de Desenvolvimento, Antônio Fuschino. As apresentações foram mediadas pelo chefe da divisão de Engenharia de Produto e Novas Soluções do Serpro, da Regional Fortaleza, Carlos Henrique de Souza. O evento foi transmitido ao público externo por meio do sistema Assiste de videostreaming.

Quer participar das próximas palestras? Informações e inscrições aqui.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico