Notícia
No 62° Congresso Estadual
Serpro mostra modernas soluções para os municípios de São Paulo

Nesta semana, centenas de cidades de São Paulo estão reunidas em Santos para dialogar sobre o tema “País moderno; Cidades inteligentes”. O encontro acontece no 62° Congresso Estadual de Municípios, evento em que prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais agentes públicos paulistas conversam, entre outras questões, sobre novas soluções tecnológicas que possam melhorar a gestão de seus municípios e a qualidade de vida dos cidadãos.
“Para o Estado ser forte, é preciso que o município seja forte”, frisou o presidente da República, Michel Temer, presente na mesa de abertura do congresso, ratificando a fala do presidente da Associação Paulista de Municípios, Carlos Cruz, que havia discursado anteriormente: “O Estado é uma ficção jurídica, o cidadão mora no município e é nesse local que temos que identificar os problemas e encontrar as soluções”, ressaltou o presidente da APM, a organizadora do congresso.
Apoiar a autonomia municipal
Os protagonistas do 62° Congresso Estadual de Municípios são, é claro, os municípios paulistas - ao todo são 645 - com seus gestores públicos participantes. Mas instituições das esferas estadual ou federal, como o Serpro, também estão presentes para mostrar aos municípios soluções já existentes e que podem ajudá-los na construção das cidades inteligentes - ambientes que tragam, a partir do uso de Internet Coisas e de outras tecnologias, mais interação entre pessoas e serviços, e gerem mais desenvolvimento para as áreas da saúde, educação, turismo, finanças, trânsito, entre outras. Ou seja, a proposta é somar esforços e evitar retrabalhos, mantendo a autonomia de cada ente da Federação.

da unidade de Novos Negócios, apresentam as soluções Serpro
"Em eventos como esse, os municípios discutem quais são os seus problemas, e as instituições que participam como expositoras tentam contribuir trazendo as soluções que possuem. O Serpro é uma empresa focada nisso, em melhorar da rotina de gestão e da vida do cidadão e, por isso, é importantíssimo participarmos desses encontros", avaliou Carlos Magno Arantes, representante da Superintendência de Relacionamento com Clientes de Novos Negócios, unidade que, ao lado da Superintendência de Estratégia, Comunicação e Marketing do Serpro, leva ao congresso produtos como Radar, SNE, Datalake Serpro (Daas), Gestão de Margem Consignável, Lince, Datavalid e APIs.
Conheça o Portfólio Serpro de Soluções para Governo.
Carlos Magno acrescentou que o congresso não é apenas uma oportunidade para mostrar os produtos Serpro. "Temos, ainda, a chance de observar as carências municipais e, a partir daí, levar para a empresa essas necessidades, que podem se tornar novos produtos", completou ele, que já participou de outros eventos com perfil similar, como de edições em 2017 do Diálogo Municipalista, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). "A gente agradece a parceria com o Serpro, é uma empresa pública que já está conosco e que busca essa expansão por todo o país", ressaltou Roberto Meneghini, que é representante da CNM e participa do congresso.
O 62° Congresso Estadual de Municípios começou na segunda, 2, e continua até sábado, 7 de abril, em Santos e, além do tema principal, o encontro tem como assunto secundário a discussão sobre o futuro político no Brasil por conta do ano eleitoral. E, entre os expositores, tem ainda parceiros como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios e Ministério do Turismo.