Notícia
QuartaTec
Pesquisas e experimentos para despertar satisfação

Não existe Experiência do Usuário (UX) sem pesquisa ou entrevistas que sinalizem o que ele deseja. É certo que nem sempre o usuário sabe o que quer, então a validação de hipóteses e o planejamento de pesquisas são instrumentos de medição da usabilidade de sites e aplicativos mobile. Assim, algumas máximas são atribuídas à UX, como: empresas focadas em UX crescem 228% em 10 anos, ou qualquer solução centrada no usuário confere 40% de satisfação do cliente.
"Para desinstalar um aplicativo, basta um clique, por isso investimos em UX desde 2014", ressalta Alexandre Duarte, gerente de UX na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil (BB), um dos palestrantes da segunda edição da QuartaTec, que aconteceu hoje, 14 de março, na Sede do Serpro. Para Alexandre, a UX é primordial. Pensar em uma navegação agradável com estratégia de conteúdo, design de operação e usabilidade é fundamental para manter um grande site.
Ele trouxe o caso da página do BB, o Internet Banking, que registra atualmente um milhão de clientes por dia utilizando suas mais de mil transações disponíveis. Já o aplicativo mobile da instituição registra, por dia, quatro milhões de clientes. "As transações feitas no app, em um dia útil, equivalem a todas as transações registradas no ano de 2011 ou quatro dias de transações, correspondem a todas as transações de 2014", compara Alexandre.
Pesquisa remota
Leandro Rezende, gestor de TI do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o outro palestrante convidado da QuartaTec. Ele também é o principal instrutor de UX da startup Udemy no Brasil, que treina mais de 10 mil alunos. Leandro reforçou a necessidade de pesquisar o que o usuário deseja, e o STF realiza periodicamente técnicas de pesquisa remota - por meio de apps como o Hotjar ou RealEye - para entender as necessidades do usuário que navega no site da instituição.
A palestra da casa foi da designer, especialista em gestão e negócios digitais, gerente do Departamento de Desenvolvimento de Soluções de Experiência do Usuário e Portais, Yara Athayde. Sua palestra tratou do presente e do futuro da UX no Serpro. Assista ao vídeo em que a designer fala sobre sua palestra.
Confira o vídeo com os participantes da QuartaTec do dia 14 de março.
O evento
A QuartaTec é um ciclo de palestras realizado pelo Serpro e tem, como objetivo, ampliar o conhecimento dos profissionais de TI a respeito de conceitos de tecnologias emergentes e fomentar a academia, reforçando a visão da empresa como referência em tecnologia de ponta. Acontece todas as quartas deste mês de março, tendo sido as duas primeiras (dias 7 e 14) sobre experiência do usuário. Dia 21 de março o tema é pós-verdade e fake news e, dia 28 de março, testes de invasão em empresas do governo. Os eventos são abertos ao público, tanto presencialmente quanto por transmissão via Internet. Inscreva-se!