• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2018  ›  Pesquisas e experimentos para despertar satisfação
Info

Notícias

notícias

Notícia

QuartaTec

Pesquisas e experimentos para despertar satisfação

No segundo dia em que a QuartaTec tratou de UX, a pesquisa de necessidades do usuário foi reforçada como aliada à construção de sites e apps inovadores
Palestrantes QuartaTec - UX
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Institucional - Brasília — 14 de março de 2018


Não existe Experiência do Usuário (UX) sem pesquisa ou entrevistas que sinalizem o que ele deseja. É certo que nem sempre o usuário sabe o que quer, então a validação de hipóteses e o planejamento de pesquisas são instrumentos de medição da usabilidade de sites e aplicativos mobile. Assim, algumas máximas são atribuídas à UX, como: empresas focadas em UX crescem 228% em 10 anos, ou qualquer solução centrada no usuário confere 40% de satisfação do cliente.

"Para desinstalar um aplicativo, basta um clique, por isso investimos em UX desde 2014", ressalta Alexandre Duarte, gerente de UX na Diretoria de Tecnologia do Banco do Brasil (BB), um dos palestrantes da segunda edição da QuartaTec, que aconteceu hoje, 14 de março, na Sede do Serpro. Para Alexandre, a UX é primordial. Pensar em uma navegação agradável com estratégia de conteúdo, design de operação e usabilidade é fundamental para manter um grande site.

Ele trouxe o caso da página do BB, o Internet Banking, que registra atualmente um milhão de clientes por dia utilizando suas mais de mil transações disponíveis. Já o aplicativo mobile da instituição registra, por dia, quatro milhões de clientes. "As transações feitas no app, em um dia útil, equivalem a todas as transações registradas no ano de 2011 ou quatro dias de transações, correspondem a todas as transações de 2014", compara Alexandre.

Pesquisa remota

Leandro Rezende, gestor de TI do Supremo Tribunal Federal (STF), foi o outro palestrante convidado da QuartaTec. Ele também é o principal instrutor de UX da startup Udemy no Brasil, que treina mais de 10 mil alunos. Leandro reforçou a necessidade de pesquisar o que o usuário deseja, e o STF realiza periodicamente técnicas de pesquisa remota - por meio de apps como o Hotjar  ou RealEye - para entender as necessidades do usuário que navega no site da instituição.

A palestra da casa foi da designer, especialista em gestão e negócios digitais, gerente do Departamento de Desenvolvimento de Soluções de Experiência do Usuário e Portais, Yara Athayde. Sua palestra tratou do presente e do futuro da UX no Serpro. Assista ao vídeo em que a designer fala sobre sua palestra.

Confira o vídeo com os participantes da QuartaTec do dia 14 de março.

O evento

A QuartaTec é um ciclo de palestras realizado pelo Serpro e tem, como objetivo, ampliar o conhecimento dos profissionais de TI a respeito de conceitos de tecnologias emergentes e fomentar a academia, reforçando a visão da empresa como referência em tecnologia de ponta. Acontece todas as quartas deste mês de março, tendo sido as duas primeiras (dias 7 e 14) sobre experiência do usuário. Dia 21 de março o tema é pós-verdade e fake news e, dia 28 de março, testes de invasão em empresas do governo. Os eventos são abertos ao público, tanto presencialmente quanto por transmissão via Internet. Inscreva-se!

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico