Notícia
Trânsito
Radar oferece nova modalidade de pagamento para os órgãos autuadores

Em abril de 2018, o Serpro lançou uma nova forma de pagamento para o serviço de gestão das multas de trânsito oferecido pelo Radar. Trata-se da modalidade "global", cuja principal característica é a apuração do total das infrações processadas pelo Serpro para definição do preço unitário de cada cliente. Além disso, a atualização da tabela de preços passa a ser anual, tendo sempre abril como mês de referência e vigência a partir do dia 21 de maio subsequente.
José Pedro dos Santos, da Divisão de Negócio para Governo Estadual do Serpro, explica que a nova modalidade foi estudada e definida para atender uma demanda dos órgãos autuadores, cuja apuração é feita tendo como base a quantidade de infrações processadas. "Isso significa que o preço final estará proporcionalmente vinculado à quantidade de infrações processadas, o que pode reduzir seu valor unitário e tornar a ferramenta ainda mais atrativa para alguns clientes", explica José Pedro.
Além da "global", o Radar conta com outras três modalidades de pagamento: "individual", "recebidas" e "híbrida".
O Radar
Desenvolvido pelo Serpro em 2017, o Radar é uma solução integrada para o gerenciamento das multas de trânsito e está voltada para estados e municípios. Disponível em versão web e mobile, o sistema realiza a gestão da infração de ponta a ponta, desde o registro em talonário eletrônico ou manual pelo agente de trânsito até a impressão das autuações e o gerenciamento de postagens das notificações para pagamento das multas.
O Radar oferece uma significativa economia no processamento de dados e nas impressões e postagens das infrações, com benefícios que vão além da economia financeira e englobam também uma significativa redução da quantidade de recursos humanos necessários para a gestão dos processos e dos diversos contratos. Se antes os funcionários dos órgãos autuadores eram obrigados a utilizar três sistemas diferentes, imprimir uma lista de conferência e checar as auditorias realizadas, com o sistema, tudo é feito em apenas uma tela. A produtividade triplicou, já que, com o Radar, as checagens passaram de cerca 40 para mais de 120 imagens por hora.
Em pouco mais de um ano de funcionamento, o Radar já auxilia vários órgãos autuadores pelo Brasil e muitos outros estão em fase de contratação. Conheça mais detalhes destas histórias de sucesso e saiba como a sua cidade pode economizar até R$1 milhão por ano no processamento das multas de trânsito.