Notícia
Financiamento
Serpro participa de reunião na Comissão de Crédito da Febraban

O Serpro foi convidado para participar da reunião da Comissão de Crédito da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) realizada no último dia 13 de abril, em São Paulo. Na ocasião, o diretor de Regulação Prudencial, Riscos e Economia da Federação, Rubens Sardenberg, superintendentes e diretores de bancos filiados discutiram alternativas para resolver um problema crítico para os agentes financeiros brasileiros: ofertar crédito às micro, pequenas e médias empresas com maior segurança e menor custo.
Este nicho de empresas precisa de financiamento para consolidar seus negócios e ganhar escala, e os bancos têm capacidade para ofertá-lo, mas tem pouca informação sobre esses tomadores de crédito, o que acaba dificultando e encarecendo o acesso ao crédito. Na percepção do gerente do Departamento de Negócios para o Mercado Privado do Serpro, Tiago Fetter, os bancos têm sido pressionados a diminuir o spread bancário. "Percebe-se que há condições de trabalhar essa questão desde que tenham acesso a mais informações qualificadas sobre as empresas que buscam financiamento", destaca Fetter.
No encontro, o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero (foto), apresentou diferentes possibilidades para apoiar a tomada de decisão dos agentes financeiros, maximizando a segurança das operações de concessão de crédito e minimizando eventuais riscos de inadimplência, baseadas em informações de governo, que podem ser negociadas com os órgãos gestores das informações. "O convite que recebemos para participar desta reunião reforça a percepção da imagem da empresa de entregar soluções financeiras para instituições de relevância nesse ambiente de negócios. Demonstra que estamos no caminho certo na busca de novos clientes, entregando novos produtos com a marca Serpro", ressalta o diretor.
Agora, os bancos da Comissão de Crédito da Febraban estudarão as propostas para trabalhar em conjunto com o Serpro o desenvolvimento de novos negócios. "A ideia é firmar um termo de cooperação com a Federação para que as instituições bancárias interessadas façam adesão aos serviços disponibilizados. A partir da avaliação das possibilidades pelos bancos, iniciaremos as negociações com estes e com os órgãos gestores das informações, para viabilizar modelos de negócio interessantes a todos os envolvidos e a contratação dos serviços", acrescenta Tiago Fetter.
Febraban
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é a principal entidade representativa dos bancos brasileiros. Fundada em 1967, na cidade de São Paulo, é uma associação sem fins lucrativos que tem o compromisso de fortalecer o sistema financeiro e suas relações com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país.