• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2018  ›  SerproMail, moderna plataforma de comunicação eletrônica
Info

Notícias

notícias

Notícia

Ferramenta

SerproMail, moderna plataforma de comunicação eletrônica

Valec, PGFN, Serpros e Funpresp são os clientes que já contrataram essa ferramenta de correio em nuvem
SerproMail
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Institucional do Serpro - Brasília — 28 de fevereiro de 2018

Há sete meses o SerproMail é a solução de correio eletrônico utilizada no Serpro. Essa ferramenta de correio em nuvem permite a gestão dinâmica de armazenamento e proporciona segurança de tráfego de informações, além de oferecer mecanismos de recuperação de mensagens pelo cliente e de facilitar a realização de auditorias. Desde setembro de 2017, o Serpro tornou-se a empresa provedora oficial de soluções de correio eletrônico para os órgãos públicos.

O SerproMail pode ser contratado por dispensa de licitação pública. O produto é oferecido aos clientes com remuneração computada conforme o número de caixas de correio utilizadas. Em janeiro deste ano, a Valec - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A assinou contrato com o Serpro. Além desse cliente, utilizam o produto a Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp), a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Serpros Fundo Multipatrocinado.

De acordo com o gestor do produto no Serpro, Carlos Fiuza Villaça, no momento há propostas comerciais apresentadas e negociações em andamento com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Superior Tribunal Militar (STM), entre outros, além de universidades, órgãos do judiciário e empresas de processamento de dados dos governos estaduais e municipais.

O gestor destaca que os sistemas de comunicação eletrônica constituem um dos sistemas de informação mais usados por organizações em todo o mundo, abrangendo e atendendo a diferentes segmentos. "O SerproMail buscou atender essa necessidade com a adoção de computação em nuvem onde uma mesma infraestrutura atende a diversos órgãos, compatibilizando a relação custo x benefício e reduzindo o custo total da Administração Pública Federal, além das vantagens de padronização, integração e interoperabilidade," explica.

Diferenciais

Os principais diferenciais da solução em comparação à contratação de um serviço de e-mail corporativo (on-premises) são o pagamento relacionado ao uso, liberdade para administração dos recursos de armazenamento podendo aumentar ou diminuir o tamanho das caixas dos usuários e salvaguarda (backup) de arquivos incluso sem custo adicional pelo tempo de seis meses para o cliente.

O SerproMail, por fazer uso de serviços de computação em nuvem, é dotado de arquitetura tecnológica robusta para suportar o crescimento da demanda e se adaptar às mudanças de negócio com rapidez e custos adequados, com toda sua infraestrutura instalada em solo brasileiro nos Centros de Dados do Serpro e submetida à legislação do país, seguindo políticas rígidas de segurança. Isso assegura a auditabilidade, a veracidade, a confiabilidade e confidencialidade das informações trafegadas e armazenadas.

" O serviço atende também ao requisito segurança da informação, fundamental quando se trata de dados do governo federal. "Garantir a Segurança da Informação em sua infraestrutura e soluções é premissa para o Serpro e assegura o que dispõe o Decreto 8.135 de 2013", destaca Carlos.

Benefícios

A plataforma possui muitos valores agregados: maior resiliência em relação a incidentes da infraestrutura; segurança refletida em alta disponibilidade e backup em tempo real; maior independência da estação de trabalho se traduz em tempo de resposta menor quando o usuário realiza ações em dispositivos móveis, proteção das mensagens e dados sensíveis (e-mail security/antispam/antivirus), liberação de recursos de infraestrutura do cliente antes alocados exclusivamente para sistemas de correio eletrônico, além de ter o serviço personalizado de acordo com as suas necessidades. Além disso, há modalidades especiais de contratação para instituições de ensino e para clientes que já possuem licenças de correio eletrônico da Zimbra (bring your own license).

Carlos Villaça ressalta que a facilidade de contratação pelas empresas do governo se traduz em benefícios ao Serpro que, por sua vez, pode ser contratado de forma direta e sem necessidade de licitação. 

SerproMail_funcionalidades 2.png

Principais Funcionalidades

  • Colaboração e produtividade: áudio e videoconferência sem instalação de software adicional, compartilhamento de tela, apresentação de slides, bate-papo e colaboração em tempo real de documentos;
  • Litigation Hold (archiving) – mantém a rastreabilidade das informações de envio e recebimento das mensagens para auditoria;
  • Sincronização com o Microsoft Outlook® e smartphones;
  • Pesquisa abrangente inclusive dentro de anexos;
  • Agenda compartilhada com mapa de disponibilidade de recursos e convidados;
  • Compartilhamento e colaboração eficientes com clientes, incluindo caixas de entrada, contatos, calendários e tarefas;
  • Calendários empresariais robustos com tempos livres e ocupados compartilhados e interoperáveis com o MS Exchange;
  • Autenticação por meio de certificados digitais;
  • Armazenamento de arquivos e integração com Serpro Drive;
  • Catálogos de endereço global e pessoal;
  • Assinatura digital e criptografia de e-mails através de certificados digitais;
  • Antivírus e antispam;
  • Interface web para administração da solução

Atendimento ao cliente

  • Serviços de migração de dados (caixa postal, pastas particulares, agendas e etc);
  • Treinamentos personalizados;
  • Relatórios de análise de registros de acessos e rastreamento de mensagens.

    Para saber mais e verificar valores do serviço, acesse a página do produto.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico