Notícias

notícias

Notícia

Lançamento

Motoristas vão receber avisos de recall no celular

Tecnologia lançada no Salão Duas Rodas permite que montadoras notifiquem proprietários de veículos pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito
O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, fala no púlpito, observado por seis outras autoridades sentadas ao seu lado, no evento São Duas Rodas
by Comunicação Institucional do Serpro — 18 de november de 2019

O secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, lançou a nova versão do app CDT no Salão Duas Rodas, em São Paulo

O procedimento de recall na indústria automobilística brasileira acaba de ganhar um aliado que facilitará a vida das montadoras e dos motoristas e garantirá mais segurança ao cidadão. Desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), vinculado ao Ministério da Infraestrutura, a nova funcionalidade da Carteira Digital de Trânsito (CDT) foi lançada nesta segunda-feira (18), em São Paulo (SP), durante a abertura do Salão Duas Rodas. A nova CDT vai permitir, dentre outras novidades, a notificação do proprietário do veículo diretamente pelo celular.

O lançamento contou com a presença do governador de São Paulo, João Dória, do secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa, do diretor do Denatran, Jerry Dias, e do diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero. Durante o evento, foram apresentadas todas as funcionalidades da CDT, que está disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Além da notificação de recall, com informações detalhadas sobre o defeito do veículo e orientações para atendimento a pendências que podem evitar acidentes, o aplicativo também avisa sobre o vencimento da validade da CNH com 30 dias de antecedência e, ainda, permite consultas a infrações de trânsito.

Atualmente, o Denatran possui cerca de 10 milhões de recalls registrados e, em média, apenas 43% desses chamados são atendidos pelos proprietários dos veículos. A novidade chega para melhorar a assertividade deste procedimento no país e garantir mais segurança no trânsito e aos motoristas, que passarão a ser avisados com mais agilidade e eficiência pelo aplicativo sobre a necessidade da troca de peças defeituosas de veículos, evitando, assim, a ocorrência de possíveis acidentes.

“Essa nova CDT é o primeiro marco de um projeto maior para aproximar o Governo Federal do cidadão. Vamos fazer isso transformando a CDT numa plataforma de serviços, facilitando o acesso à informação e o controle que o cidadão vai ter sobre os seus documentos e veículos”, afirmou o secretário Nacional de Transportes Terrestres, Marcello da Costa.

Para o presidente do Serpro, Caio Paes de Andrade, a novidade contribui para a consolidação do governo digital, garantindo mais eficiência e segurança no trânsito. “A nova CDT aumenta a assertividade na comunicação com o cidadão. A tecnologia de aviso de recall praticamente elimina a possibilidade de desconhecimento da convocação para a reparação do veículo, proporcionando mais segurança às pessoas”, ressaltou.

Novidades

Mais moderna e completa, a CDT, que está em vigor desde 2017 e reúne digitalmente os dois documentos de porte obrigatório no trânsito (CNH e CRLV), vai funcionar agora como uma interface do cidadão com os serviços de trânsito.

De acordo com Jerry Dias, diretor do Denatran, também está prevista uma interação da nova CDT com o aplicativo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para o pagamento de multas. Hoje, a versão da nova CDT permite que o condutor tenha informações sobre infrações, mas com a integração, o condutor terá a possibilidade de efetuar o pagamento de multas com até 40% de desconto. A funcionalidade está prevista para 2020, segundo o diretor.

Para saber como obter a Carteira Digital de Trânsito (CDT), acesse o site

Recall

Por meio da solução, as notificações indicam o defeito e o risco do não reparo, bem como fornece informações a respeito do canal de atendimento (telefone e site) da empresa responsável, para que o proprietário do veículo possa identificar a concessionária mais próxima para realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.

Mais que um serviço de alerta, o Aviso de Recall é um módulo do Renavam - Registro Nacional de Veículos Automotores, que cuida de todo o ciclo de vida dos chamados: desde o registro inicial, passando pelo envio das notificações e culminando na baixa do recall, que é quando o proprietário atende à convocação e conclui o reparo na rede autorizada.

Legislação

Os Ministérios da Infraestrutura e da Justiça assinaram, em julho deste ano, portaria conjunta para criação do Serviço Nacional de Registro e Notificação de Recall de Veículos, que entrou em vigor no dia 1º de outubro. O serviço teve sua primeira versão implantada e já permite a notificação de proprietários de veículos por meio do aplicativo SNE. Com o aplicativo instalado, o proprietário do veículo será notificado sobre a necessidade de reparação do automóvel diretamente pelo celular. Quando o proprietário possui o cadastro atualizado no Portal de Serviços do Denatran, ele também é notificado por e-mail. A ideia é permitir uma comunicação mais ágil com o proprietário do veículo, agilizar a reparação da falha e evitar a ocorrência de acidentes.

A portaria interministerial também prevê a inclusão do chamamento nos documentos físicos do veículo, ainda sem data definida. Atualmente, as notificações são realizadas por jornais, sites de notícias, rádio e televisão, e no aplicativo CDT.

Contato