• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2019  ›  Recall: quem precisa, vai receber aviso. Quem não precisa, não será importunado
Info

Notícias

notícias

Artigo

Trânsito

Recall: quem precisa, vai receber aviso. Quem não precisa, não será importunado

Tecnologia permite que motoristas recebam a notificação diretamente no celular
Imagem de mecânicos em uma oficina trabalhando no reparo de um carro
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Institucional do Serpro — 21 de novembro de 2019

As montadoras de veículos contam agora com um aliado de peso para os seus chamados de recall. A convocação para o procedimento, que visa reparar erros de fabricação em veículos automotores, passa agora a ser feita diretamente aos proprietários pelos Correios, e-mail e por aplicativo mobile.

Trata-se do 'Aviso de Recall', um módulo do Renavam desenvolvido pelo Serpro que cuidará de todo o ciclo de vida destes chamados no país: do registro inicial do problema de fabricação; passando pelo envio das notificações específicas para os proprietários incluídos no lote afetado; e fechando com sua baixa, que é quando a convocação é atendida e o reparo na rede autorizada é realizado.

Redução de custos

Para as montadoras, o serviço promove redução nos custos e aumenta a eficácia da operação. Para os proprietários, além de agilizar o planejamento da reparação do veículo, a tecnologia praticamente elimina o risco de desconhecimento da convocação referente ao seu chassi, desde que os seus dados estejam atualizados junto ao Detran de seu estado. E tudo isso com a garantia de privacidade, uma vez que a solução envia as comunicações sem revelar os dados dos proprietários para nenhum contratante.

Segurança

A novidade chega para melhorar a assertividade do procedimento de recall no Brasil e garantir mais segurança no trânsito. Se em 2011 foram apenas 20 mil chamados da indústria, esse número tem crescido anualmente, ultrapassando a marca de 1 milhão em 2018. Ao todo, o Denatran possui cerca de 10 milhões de recalls registrados e apenas 43% desses chamados foram atendidos pelos proprietários. É um índice de resposta muito baixo quando a vida e a segurança de pessoas estão em jogo.

Recentemente, um erro de fabricação que poderia gerar a explosão em dispositivos de air bag ficou famoso e ganhou os noticiários em todo o mundo, envolvendo mais de 80 milhões de veículos, cerca de três milhões apenas no Brasil. Falhas como esta não podem ficar sem o devido reparo.

A partir da inovação, os fabricantes passam a ter certeza de que todos os proprietários com os dados atualizados nos seus respectivos órgãos de trânsito serão convocados. As notificações indicarão o defeito e o risco do não reparo, bem como informações a respeito do canal de atendimento (telefone e site) da empresa responsável. Tudo isso para que o dono do veículo identifique a concessionária mais próxima para realização do serviço, que é gratuito e garantido por lei.

Como contratar?

A solução foi oficialmente lançada no dia 19 de novembro, durante o Salão Duas Rodas, realizado em São Paulo. O produto já está disponível para contratação, oferecendo a notificação pelos apps SNE ou Carteira Digital de Trânsito (CDT), e também por e-mail e carta (simples, registrada e com AR digital).

Para conhecer mais detalhes, incluindo os procedimentos para contratação, as fabricantes, montadoras, importadoras, ou qualquer entidade autorizada a registrar um recall no Renavam, podem acessar a página Aviso de Recall.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico