Notícias

notícias

Notícia

Transformação Digital

Blockchain e infraestrutura de redes do Serpro são temas no Fórum RNP 2019

Esses e outros serviços, ofertados ao governo, empresa e sociedade, foram apresentados para profissionais de TI e da educação
Fórum RNP
by Comunicação Institucional do Serpro — 29 de august de 2019

Nesta semana, foi realizada o Fórum RNP 2019 - Desafios da Transformação Digital no Ensino e na Pesquisa. O Serpro, um dos patrocinadores do fórum, apresentou ao público serviços como Vio, ProID, Serpro Teamwork, bConnect e Infovia. A solução bConnect, por exemplo, emprega blockchain, tecnologia famosa pela utilização em criptomoedas, e será usada na esfera governamental para troca de informações entre países do Mercosul.

No evento, Marco Túlio Lima, da Diretoria de Operações do Serpro, destacou que a tecnologia blockchain pode ter vários usos, e garante a segurança para cada órgão que a adotar. "E o bConnect é uma solução construída em conjunto, por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai”, acrescentou Marco Túlio, que participou do painel Blockchain, aplicações e permuta de ativos.

O Serpro também participou do debate sobre redes de governo, com o representante Weldson Lima, gestor de produto de rede da Diretoria de Operações:


Outro assunto abordado, em painel no evento e no estande do Serpro, foi a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que terá impacto em todos os setores, inclusive nos de ensino e decpesquisa. Clique aqui e confira matéria sobre o debate.

Paineis com o Serpro

Confira o painel Blockchain, aplicações e permuta de ativos.

Assista ao debate Redes de governo.

O Fórum RNP 2019 foi realizado de 26 a 28 de agosto pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Anualmente, o fórum aborda assuntos políticos e estratégicos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação com o olhar no futuro das redes e infraestrutura de tecnologia que compõem o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. A partir disso, o evento promove um amplo debate sobre o uso e a gestão das TICs para ensino, pesquisa, inovação, saúde, cultura, defesa e outras finalidades. A edição 2019 reuniu mais de 700 participantes presenciais e quase 12 mil acessos online ao site do evento.

Contato