Notícias

notícias

Artigo

Documentos Digitais

O que é a Carteira Digital de Trânsito?

Saiba como ter a carteira de motorista e o documento veicular em seu telefone celular ou dispositivo móvel
Ilustração da Carteira Digital de Trânsito
by Comunicação Institucional do Serpro — 22 de july de 2019

Confira essa série de perguntas e respostas com as dúvidas mais frequentes sobre a Carteira Digital de Trânsito e o CRLV Digital. Ao final, você encontra um passo a passo para fazer o download e a obtenção dos documentos em seu celular ou tablet.

O que é o CRLV Digital?
É a versão eletrônica do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo que, junto à CNH Digital, compõe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O CRLV é o documento de porte obrigatório, expedido pelos Detrans Estaduais, que concede o direito de tráfego e legaliza sua circulação.

O que é a Carteira Digital de Trânsito (CDT)?
É uma evolução do APP CNH Digital, que traz também a versão eletrônica do CRLV em um mesmo aplicativo. A Carteira Digital de Trânsito proporciona maior praticidade e segurança ao motorista, reunindo todos os documentos de porte obrigatório no trânsito.

Para ter a CDT é preciso ter a CNH Digital?
Não. Você pode ter a CDT apenas com o CRLV Digital, desde que já tenha pago o licenciamento do veículo. Da mesma forma, é possível ter a CDT somente com a CNH Digital, desde que possua a carteira de motorista em papel com o QR Code.

Para ter o CRLV Digital é preciso ter a CDT?
Sim. Não existe CRLV digital fora do ambiente da CDT.

A exemplo da CNH Digital, existe alguma restrição para obter o CRLV Digital?
Diferentemente da CNH Digital, a versão física do CRLV não possui QR Code, ou seja, não há esse tipo de restrição para a emissão do documento do veículo digital. Entretanto, a disponibilização do CRLV Digital está condicionada aos proprietários dos veículos licenciados a partir de 2018.

Quem tem vários veículos vai ter mais de um CRLV Digital?
Sim. O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite adicionar mais de um CRLV Digital. Para tanto, é preciso informar, de cada veículo, o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

A emissão do CRLV Digital terá algum custo adicional?
Não tem custo para o proprietário do veículo.

Será possível exportar o CRLV Digital?
Assim como a CNH Digital, existe a funcionalidade de exportação do CRLV Digital em formato PDF, com assinatura digital. Esse documento em PDF pode substituir a necessidade de uma cópia autenticada do documento original.

E o compartilhamento do CRLV Digital já é possível?
Sim. Desde 2018, já é possível realizar o compartilhamento do documento para terceiros que também utilizam o veículo. Entretanto, a pessoa para quem se pretende compartilhar o documento deve já ter instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo CDT. O CRLV Digital compartilhado não poderá ser exportado pelo terceiro que recebeu o documento.

Apenas o proprietário do veículo poderá solicitar o CRLV Digital?
Sim. O CRLV Digital estará vinculado ao celular informado no cadastro de usuário e, para ser adicionado, exige a confirmação de dados que só o proprietário do veículo possui, sendo possível o compartilhamento do veículo para até cinco pessoas.

Como é verificada a autenticidade do CRLV Digital?
Da mesma forma que a CNH, a autenticidade do CRLV pode ser verificada por meio da leitura do QR Code que consta no documento digital. Após adicionar o CRLV na Carteira Digital de Trânsito, o QR Code criptografado é gerado automaticamente e pode ser validado por meio do aplicativo VIO, desenvolvido também pelo Serpro e disponibilizado gratuitamente para download no Google Play e App Store.

É necessário acesso à internet para abrir o CRLV Digital?
Não. O acesso à internet só é necessário no primeiro momento para adicionar o CRLV Digital na Carteira Digital de Trânsito. Depois, o documento do veículo digital fica armazenado e criptografado no dispositivo e sua visualização pode ser realizada offline.

__________________________________________________

Passo a passo

- Para obter os documentos eletrônicos, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play e App Store.

- Depois, basta fazer o cadastramento no aplicativo. Então, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro.

- Após a ativação, deve-se fazer login no aplicativo e clicar em "adicionar documento", que será a CNH ou CRLV digitais.

- Após o cadastro, para validar o CRLV digital, basta informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo – CRV (antigo DUT).

- Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular. Neste momento, será disponibilizada a CRLV Digital no dispositivo móvel.

- O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. A CRLV Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.

Contato