Notícia
Tecnologia
Datavalid e Transformação Digital no Brasil são apresentados no Futurecom

A 21ª edição do Futurecom, o maior e mais importante evento de tecnologia, telecomunicação e transformação digital da América Latina, realizado em São Paulo, termina hoje, dia 31. Além da área de exposições, o evento sedia um congresso internacional dividido em três temas: o primeiro trata da Conectividade; o segundo, Tecnologias Disruptivas e o terceiro, Soluções de Transformação Digital. O evento tem o propósito de apresentar novidades nos segmentos de agronegócio, energia, varejo, saúde, finanças, segurança e mobilidade.
Confira o que foi abordado nas palestras apresentadas pelo Serpro ontem, dia 30, quando a empresa, mais uma vez, reafirma a sua proposta de ser protagonista na transformação digital tanto para o governo quanto para o mercado privado.
Datavalid
Datavalid: Informações Qualificadas para Negócios mais Eficientes, foi o tema defendido por Henrique Mattiello, gerente do Departamento de Negócio para Mercado Privado - Projeção SPO, que mostrou uma visão panorâmica da utilização da validação de dados e o reconhecimento biométrico no Brasil e no mundo.
"Na China já se pode fazer pagamento com reconhecimento facial. No Brasil, não estamos falando do que vai acontecer, mas do que está acontecendo. É possível, por exemplo, fazer check-in em algumas companhais aéreas com uso da tecnologia, bem como a identificação para fins aduaneiros de brasileiros que retornam do exterior. Outro grande exemplo são os e-gates, nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília para identificação do passageiro na entrada e saída do país sem que seja necessária a interação com um órgão oficial", acrescentou.
Para Mattiello, este produto se propõe a melhorar as condições de negócios, diminuir riscos, fraudes de mercado do dia a dia dos cidadãos. "O Datavalid faz o reconhecimento biométrico e cadastral de pessoas que tenham CNH e CPF e, a partir desse processo, é possível evitar riscos de fraudes com documentos falsos, o que, de um modo geral, é difícil a averiguação da sua veracidade", informou.
Transformação Digital
"As relações entre clientes e usuários estão ficando cada vez mais exigentes e complexas. A transformação digital surge como uma forma de utilizar a tecnologia para apresentar novos modelos de negócios que ofereçam mais conforto, agilidade e segurança tão esperados", informou o superintendente de Digitalização de Governo, Diego Ribeiro, durante sua apresentação Transformação Digital no Brasil.
Para iniciar a jornada de mudanças, cinco ações foram citadas por Diego Ribeiro a fim orientar os empresários para alcançar a transformação digital:
- Rever o seu próprio ecossistema, pesquisar outros formatos de negócios;
- Visão do alinhamento entre negócio, área de tecnologia e desenvolvimento, para isso a equipe tem de ser multidisciplinar. O resultado é o mais importante e não as áreas;
- Entregas contínuas com valor. Não adianta propor projetos longos, sem entregas rápidas, pois estas devem ser testadas, já que se trata de transformação digital;
- Trabalhar a disseminação da cultura de transformação para que permeie todas as áreas da empresa, para que não se fique somente no discurso;
- Criar ambiente de experiência na empresa. Que haja tolerância para a falha, pois experimentar é necessário para que os empregados se tornem empreendedores.