Notícia
HackSerpro
Em busca de mais inovação para o portal gov.br

Maratonistas, em disputa acirrada, aceitam o desafio de apresentar soluções de aprimoramento do portal
Centralizar 100% dos serviços públicos federais em um único ambiente on-line: este é o objetivo, até dezembro de 2020, do portal gov.br. Lançado em 31 de julho de 2019, o portal já traz mais de 3 mil serviços e, simultaneamente à migração de vários outros serviços para a plataforma, o governo federal e parceiros buscam também novas ideias e ferramentas para aprimorar o portal para o cidadão brasileiro. Com foco nisso, começou na manhã desta terça-feira, 5, mais um HackSerpro que, nesta edição, traz o tema: “Gov.br do futuro: Como a tecnologia pode melhorar a experiência do usuário no acesso aos serviços públicos?”.
"Quando perguntamos para vocês qual o governo do futuro, na verdade, a questão é 'Qual governo precisamos entregar para essa sociedade que existe hoje?'. O governo é do futuro, mas a sociedade é do presente. Ou seja, precisamos pensar em como desenvolver soluções e como nos relacionar com essa sociedade que já é digital", destacou Ciro Avelino, secretário-adjunto de Governo Digital do Ministério da Economia, na abertura do HackSerpro. "E transformação digital não é sobre a aplicação massiva e intensiva de tecnologia nos processos existentes, é sobre o desenvolvimento de confiança entre governo e sociedade, a partir de uma relação em que a prestação de serviço atenda a expectativa de qualidade dessa sociedade digital", frisou o secretário.
A proposta do portal gov.br, ao unificar os canais digitais do governo federal, é facilitar a vida do cidadão, para que ele não precise navegar em vários sites e aplicativos para encontrar informações e serviços públicos. Neste processo, o governo sabe que, com as rápidas mudanças culturais e tecnológicas, deve ser constante o aperfeiçoamento das soluções para o alcance de serviços públicos cada vez mais ágeis, eficazes e seguros. E esse aprimoramento deve contar com suporte dos jovens entusiastas da TI.
"Nossa expectativa é alta, a gente veio com a experiência do hackathon anterior, e já sabemos o que atacar e acreditamos que conseguiremos uma boa posição. E a maratona é legal porque é algo que a gente trabalha no dia a dia", comenta o participante Murilo Moraes, de 29 anos, da área de TI do Ministério da Cidadania. "O HackSerpro é uma excelente oportunidade de desenvolvimento do design system, algo lançado recentemente e que guia os padrões do portal gov.br", citou Keyle Barbosa, que é uma das mentoras do hackathon e é da área que atende demandas relacionadas à experiência do usuário e portais, no Serpro.
Dos mais de 3 mil serviços públicos disponibilizados no gov.br, mais de 40% estão no formato digital. O portal também reúne notícias e informações sobre a atuação das áreas do governo federal. Além disso, em junho, foi criada a conta única do gov.br na loja Google Play, que já conta com 47 apps migrados, entre eles, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e Enem.
Hackathons
A atual edição do HackSerpro acontece durante a 5ª Semana de Inovação, em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Anteriormente, em setembro, o Serpro realizou um hackathon em Recife, com foco na ciência de dados. Em julho, fez um hackathon, em Brasília, sobre o “acesso gov.br”, ferramenta de login único que garante a identidade de cada cidadão. E o próximo HackSerpro acontece de 8 a 10 de novembro, com o tema ciência de dados.
"Na semana que vem vamos realizar esse outro hackathon em Belém, para 120 participantes. O Serpro acredita que a inovação é fundamental para a transformação digital, e a empresa entende que a maratona de desenvolvimento é uma forma do governo se conectar com o que há de mais moderno, com essa inteligência que as equipes dos hackathons trazem", frisou Tiago Arrais, chefe da Divisão de Marketing Institucional do Serpro, na abertura do evento.
O evento
A 5ª Semana de Inovação tem como objetivo colocar a agenda de inovação no centro da estratégia de governo. Com o tema “Governo para as Pessoas”, a atual edição aborda tópicos como Experiência do Usuário no Setor Público, Transformação Digital, Tecnologias Exponenciais, Formulação de Políticas Baseadas em Evidências e Inteligência Artificial em Políticas Públicas.