• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2019  ›  Estado aprimora sua relação com o cidadão brasileiro
Info

Notícias

notícias

Notícia

Portal Gov.br

Estado aprimora sua relação com o cidadão brasileiro

Mais de 3 mil serviços públicos podem ser acessados no Portal gov.br desenvolvido pelo Serpro
Portal Único gov.br
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicação Institucional do Serpro — 09 de agosto de 2019

Até o dia 30 dezembro de 2020, o acesso a todos os sites de governo deverão estar centralizados no Portal gov.br, oferecendo ao cidadão brasileiro um canal direto e rápido de relacionamento com os órgãos federais. O gov.br é um projeto de aprimoramento da relação do cidadão com o Estado, facilitando o seu acesso de forma simples aos serviços públicos e aplicativos governamentais.

Resultado da parceria do Ministério da Economia (Secretaria de Governo Digital), da Presidência da República (Secretaria Especial de Modernização do Estado) e do Serpro, o portal foi disponibilizado no dia 31 de julho de acordo com o prazo estabelecido pelo Decreto 9.756/2019, em versão de desenvolvimento "beta". Desde então, os usuários podem encaminhar sugestões para o seu aperfeiçoamento.

Para o titular da Secretaria de Governo Digital, Luis Felipe Salin Monteiro, "as equipes do Serpro, da Secretaria Especial de Modernização do Estado, da Secretaria de Governo Digital estão de parabéns. Montaram um time sinérgico, engajado, que trabalhou 24 por 7, sem deixar a peteca cair, tratando com profissionalismo e responsabilidade cada problema que surgia. Mantiveram a motivação e a energia para alcançar os resultados estabelecidos num prazo recorde, de um decreto montado em 100 dias e um portal que nasceu do zero nos 100 dias seguintes". O secretário reforça que até dezembro de 2020, a previsão é de que todos os sites que o governo federal possui, deverão estar migrados para o portal. E destaca: "Nasceu o maior site de governo do mundo e ele é brasileiro".

Nova era

"O Serpro desenvolveu o portal em tempo recorde, demonstrando grande capacidade de mobilização e competência técnica, além de perfeito alinhamento às prioridades do governo. Note-se que não apenas o Portal foi desenvolvido, mas construiu-se também um novo padrão de interface a ser adotado, doravante, em todas os portais e sistemas de governo com o objetivo de permitir uma navegação mais intuitiva e padronizada", salienta o analista de negócios do projeto no Serpro, Carlos Henrique de Azevedo Moreira.

Segundo o analista, além de uma arquitetura de informação construída a partir do ponto de vista do cidadão, o portal dispõe de um serviço de busca integrado que facilitará a localização da informação ou do serviço desejado, sem ter necessariamente que saber a qual órgãos deveria dirigir-se.

Carlos Henrique explica que nos moldes de soluções equivalentes desenvolvidas em alguns países prósperos (Inglaterra, Austrália, ...), o Portal gov.br é centrado no cidadão e inaugura uma nova era no seu relacionamento com o governo federal. "Para o cidadão, o gov.br é um ponto de partida para acesso a todas as informações e serviços disponibilizados pelo governo. Trata-se de uma ação convergente com o Programa de Transformação Digital que está acontecendo no governo federal".

Acesso centralizado

São mais de 3 mil serviços públicos disponibilizados em único lugar, sendo que quase a metade deles, cerca de 46%, já disponíveis no formato digital. Além disso, o cidadão brasileiro poderá acompanhar todas as notícias do governo em um só portal. O acesso centralizado às notícias oferece uma visão integrada das realizações do governo federal e o cumprimento dos seus compromissos com o país. A unificação prevista pelo Decreto 9.756/2019 também engloba os aplicativos móveis. Em junho, foi criada a conta única gov.br na loja de Google Play, que já conta com 32 aplicativos (apps) migrados, entre eles, o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp Cidadão) e Enem.

Além da implementação de algumas funcionalidades já previstas, até o final de 2020 está prevista a migração de cerca de 1.053 domínios mapeados pela Secretaria de Governo Digital, responsável por autorizar o registro de domínios na internet e de aplicativos móveis nas lojas de aplicativos. Segundo informações do Ministério da Economia, cada órgão continuará a ter a sua página institucional, com autonomia de gestão, mas elas ficarão abrigadas no portal único. Com isso, a manutenção e o desenvolvimento de um único site deve gerar uma economia de aproximadamente R$ 100 milhões ao ano.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Acerca de Serpro

Quienes somos

Que hacemos

Nuestros servicios

Nuestros clientes

Trabajando juntos

Insights

Ideas para negocios

Contacto

Contáctenos