Notícia
Futuro
Laboratório Serpro de Educação é lançado durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Laboratório Serpro de Educação foi lançado durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece em Brasília do dia 21 a 27 de outubro. "A empresa quer devolver à sociedade, de maneira democrática, todo esse conhecimento adquirido ao longo dos seus mais de 50 anos de existência", informou o diretor de Desenvolvimento Humano (Didhm) do Serpro, Wilson Coury.
A iniciativa tem como objetivo promover a conexão e o aprimoramento dos conhecimentos e habilidades da sociedade necessários para os desafios atuais e futuros do século XXI. "Não existe questão mais essencial, num país, do que a formação do seu futuro, através das pessoas. Essas pessoas precisam de iniciativa como esta do Laboratório, de um espaço específico para tratar de Tecnologia da Informação e Comunicação, começando dentro da escola pública. Então, o espaço educação e a escola fazem parceria entre si mesmas", acrescentou Wilson Coury.
Proposta
O Laboratório Serpro de Educação foi criado como uma iniciativa da Superintendência de Educação (Suped) e do Departamento de Soluções Educacionais para Governo e Sociedade da empresa, que leva às escolas públicas soluções educacionais voltadas para o desenvolvimento do cidadão digital. A ideia é que o Serpro dê, com essa iniciativa, sua contribuição à Estratégia Brasileira para a Transformação Digital, com apoio ao eixo da educação, especialmente no contexto da ciência e tecnologia para o cidadão, priorizando os alunos da educação básica", argumentou Tatiana Queiroz, da Suped.
A superintendente de Educação do Serpro, Lilian Holanda, informou que a sua área possui, atualmente, dois focos de atenção. O interno, em que a educação está voltada para os empregados do Serpro, e o externo, destinado ao governo e sociedade. "Com essas perspectivas, o lançamento do Laboratório Serpro de Educação se propõe a dar retorno para a sociedade por meio de educação para crianças, o que é extremamente gratificante", acrescentou.
Em uma primeira etapa, programas educacionais para professores e alunos de escolas públicas são ofertados pelo Laboratório, além da promoção de oficinas e ações que contribuam para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências de profissionais de educação do futuro.
Educação para o futuro
Como inspiração para essa iniciativa, o Laboratório Serpro de Educação alinha-se às competências gerais para a Educação Básica instituídas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, às Diretrizes para o Ensino de Computação na Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e às dez habilidades que os profissionais deverão possuir até 2020, publicadas no relatório pelo Fórum Econômico Mundial (WEF): "O futuro do emprego, habilidades e estratégia da força de trabalho para a quarta revolução industrial".
Com a entrega de soluções educacionais para a sociedade, o Laboratório Serpro de Educação está alinhado e contribui para a Agenda 2030 da ONU, já que sua atuação é aderente aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:
Objetivo 4 - Educação de Qualidade. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos
Objetivo 8 - Trabalho decente e crescimento econômico. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos
Objetivo 9 - Industria, inovação e infraestrutura. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação
Objetivo 10 - Redução das desigualdades. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles