Notícias

notícias

Notícia

Trânsito

Placa Veicular é adotada em dez estados

Rondônia é a mais nova localidade a aderir ao novo padrão de emplacamento de veículos
Carros
04 de december de 2019

Rondônia é o décimo estado a aderir à Placa de Identificação Veicular (PIV), o novo padrão de emplacamento dos veículos no país. A novidade também já foi adotada no Rio de Janeiro, onde a nova placa estreou em setembro do ano passado, além dos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Piauí e Paraíba. No total, mais de 4 milhões de veículos já estão circulando com a PIV.

A segurança da PIV é garantida pelo QR Code emitido pelo Serpro. A tecnologia permite a rastreabilidade do processo de estampagem, o que dificulta a falsificação da placa. De acordo com a Resolução N° 780, do Contran, até 31 de janeiro do ano que vem, a nova placa deverá ser adotada em todo o país. No caso dos veículos em circulação, a exigência ocorre nas situações de substituição em decorrência de mudança de categoria do veículo, furto, extravio, roubo ou dano da placa, ou quando houver mudança de município.

Assinatura exclusiva

O QR Code funciona como uma “impressão digital eletrônica” da placa veicular, possuindo uma assinatura exclusiva emitida pelo Serpro. Um aplicativo da empresa, o Vio, permite, ainda, que os smartphones façam a leitura do código e acessem um número serial, que é uma espécie de CPF da placa. Com ele, qualquer cidadão pode consultar, no Portal de Serviços do Denatran, dados, como a identificação do fabricante e do estampador, além de informações atuais do veículo. "É um conjunto de informações que garante a autenticidade de cada emplacamento", explica Diego Migliavacca, gerente do Departamento de Negócios - Soluções de Trânsito do Serpro.

Para utilização exclusiva dos agentes de trânsito, o Serpro oferece o Aplicativo Fiscalização, que possui o Vio integrado e permite o acesso a um número ainda maior de informações. Empresas interessadas em se tornarem um fabricante ou estampador credenciados podem conferir o procedimento aqui.

O Contran também definiu novas regras para credenciamento de fabricantes e estampadores. Essas mudanças vão possibilitar o aumento da concorrência, o que deverá reduzir o valor da placa. Atualmente, são cerca de 1.150 estampadores e 15 fabricantes aptos. O antigo modelo de emplacamento permitia 175 milhões de combinações de placa; já a nova PIV oferece mais de 474 milhões de possibilidades.

Contato