Notícia
Premiação
Ministra Damares Alves concede Selo Empresa Amiga da Família ao Serpro
Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e a secretária Nacional da Família, Ângela Grandra, entregam certificado para a superintendente de Gestão de Pessoas do Serpro, Cátia Gontijo.
O Serpro recebeu, nesta quarta-feira, dia 18 de dezembro, em cerimônia realizada no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), o Selo Empresa Amiga da Família. A distinção visa a fomentar a adoção voluntária de práticas organizacionais comprometidas com o equilíbrio trabalho-família, o florescimento pessoal e profissional, e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
"Ficamos muito felizes com o reconhecimento do nosso trabalho ao receber este selo. Essa é uma oportunidade de demonstrar que o Serpro, de forma pioneira, oferece uma série de auxílios que facilitam a vida em família", informou o diretor de Desenvolvimento Humano do Serpro, Wilson Coury.
Na abertura do evento, a ministra da pasta, Damares Alves, ressaltou que a cerimônia é um dia histórico para o Ministério e para o Brasil. "Estamos trabalhando para o fortalecimento dos vínculos familiares e valorização da família. E o Selo Empresa Amiga da Família veio exatamente nessa direção, porque fortalecer a família não é tarefa apenas do Governo. Família é tema de todos nós, da sociedade e dos empresários também, porque família protegida, é nação soberana, é nação próspera, é empresa lucrativa", ressaltou a ministra.
“Medidas como essa, de apoio a trabalhadores e trabalhadoras com responsabilidades familiares, são urgentes e necessárias, para que as pessoas desempenhem, a contento, os diversos papéis da vida adulta, com benefícios revertidos para os trabalhadores e suas famílias, para as empresas e para a sociedade como um todo”, declarou a titular da Secretaria Nacional da Família, Ângela Gandra.
Iniciativas do Serpro
A perspectiva de proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos empregados e a inclusão da família nesse contexto foi o que motivou a premiação. Dentre os benefícios oferecidos pelo Serpro, resguardados no Acordo Coletivo de Trabalho, destacam-se:
- Licença Maternidade e paternidade estendidas;
- Licença Adotante com os mesmos direitos da licença maternidade
- Auxílio-Creche
- Auxílio Filho com Deficiência
- Horário de trabalho flexível
- Utilização de banco de horas
Premiação
A concessão do Selo Empresa Amiga da Família (Seaf) divide-se em duas categorias: Seaf Empresa Amiga da Família e Seaf Adesão.
O primeiro, conferido a empresas que adotam essas boas práticas, agraciou, além do Serpro, as empresas Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); Itaipu Binacional e Máquinas Agrícolas Jacto S/A.
Já o Seaf Adesão, destinado às empresas que se comprometeram a aderir voluntariamente às iniciativas em favor do equilíbrio entre trabalho e família, foi entregue à Merck S/A, CIS Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial Ltda.; DAE S/A - Água e Esgoto (Jundiaí/SP); Dom Casero Comércio de Produtos Alimentícios Eireli; e Tox Pressotechnik do Brasil - Indústria e Comércio de Equipamentos Ltda.
O Selo
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio da Ssecretaria Nacional da Família (SNF), lançou o Selo Empresa Amiga da Família (Seaf), instituído pela Portaria nº 1.468, no dia 19 de julho de 2019. O propósito da distinção é o de fomentar a adoção voluntária de práticas organizacionais familiarmente responsáveis pelas empresas brasileiras por meio do reconhecimento daquelas que se mostram comprometidas com o equilíbrio trabalho-família, o florescimento pessoal e profissional, e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Confira a Portaria nº 3.034, de 10 de dezembro de 2019, publicada no DOU em 11/12/2019, que publica a lista de empresas aprovadas para a concessão do Selo Empresa Amiga da Família (Seaf) - Edição 2019 nas modalidades Seaf Adesão e Seaf Empresa Amiga da Família.
Cerimônia
A cerimônia contou, ainda, com a participação das deputadas federais Adriana Ventura (Novo-SP) e Christine Toniello (PSL-RJ), além da deputada distrital Júlia Lucy (Novo-DF) e do presidente da Associação Comercial do DF, Fernando Brites.