• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2019  ›  Uso de IA e nuvem multicloud são abordados no Futurecom
Info

Notícias

notícias

Notícia

Tecnologia

Uso de IA e nuvem multicloud são abordados no Futurecom

Profissionais da empresa realizaram palestras no segundo dia do evento focado em transformação digital
Giordani Futurecom.jpg
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
por Comunicacao Institucional Serpro — 30 de outubro de 2019

O Serpro reafirma a sua proposta de ser protagonista na transformação digital tanto para o governo quanto para o mercado privado, ao apresentar tecnologias disruptivas e soluções de conectividade em quatro palestras no Futurecom 2019, um dos maiores eventos da América Latina em termos de tendências digitais, que está sendo realizado, até amanhã, dia 31, em São Paulo.

Inteligência Artificial

Posicionar o Serpro como provedor, como uma empresa capaz de prestar consultoria e serviços de Inteligência Artificial (IA) para o Judiciário, foi a proposta da palestra A Inteligência Artificial como Ferramenta para Transformação do Judiciário, apresentada pelo superintendente de Soluções Analíticas e Inteligência Artificial, Giordanni Paiva.

O superintendente detalhou a experiência do Serpro em IA em projetos que utilizam processamento de linguagem natural e visão computacional, desenvolvidos para clientes como a Defensoria Pública da União, Tesouro Nacional e PGFN. Alguns pontos apontados por Giordanni foram:

  • o potencial dos bots, muitas vezes negligenciados;
  • a visão computacional, principalmente na validação biométrica e de documentos;
  • capacidade preditiva e a capacidade de entendimento da linguagem humana com processamento de linguagem natural, base para muitos projetos existentes de jurimetria, que é a aplicação de métodos quantitativos, especialmente os estatísticos, no Direito."O potencial é imenso. A Inteligência Artificial poderá ser utilizada nesse segmento, por exemplo, para a classificação de texto, resumo de texto e também para a geração de texto automática. Queremos levar ao público judiciário a implementação de soluções realmente inovadoras que desburocratizem o judiciário brasileiro", destacou Giordanni.

Nuvem Multicloud

Nuvem Multicloud: Soberania e Avanço Tecnológico por meio da Computação sobre Nuvens no Governo foi o tema da palestra de Horacio Ibrahim, da  Superintendência de Engenharia e Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

horacio-futurecom.JPG"A visão de cloud hoje é uma visão de Infraestrutura na Nuvem (IaaS), ou seja, de uma pessoa que trabalha com administração de servidores para desenvolvedor, de baixo para cima, com os administradores de rede em baixo e os devops em cima da cadeia de valor. O Serpro Cloud inverte e propõe uma cadeia de valor de cima para baixo, com o desenvolvedor utilizando diretamente os recursos de cloud", informou Horácio.

"Existe um conjunto de funcionalidades de cloud, o que chamo de lego da cloud. São pecinhas montáveis, que não precisam ser desenvolvidas, que não demandam a alocação de equipe para realização. O usuário pode compor essas peças e adicionar o que é específico. É um ambiente que se preocupa só com o business, com as regras de negócio. Isso faz com que eu possa parar de me preocupar com a tecnologia e focar no negócio. Um único contrato com o melhor de cada solução", acrescentou.

Ele ressalta, ainda que, a venda da cloud é uma venda complexa, passa por vários aprovadores. É um processo longo e burocrático. Apesar disso, a cloud gera economia, e isso é o que atrai. O super poder da cloud, que vai dar flexibilidade e autonomia, é quando o usuário deixa de fazer coisas alocando pessoas, fazendo menos, e utilizando as peças que já estão prontas, mais performáticas e com menos custo. " Pensando em nuvem de governo, um complicador é que os mercados regulados enfrentam dificuldades na adoção de cloud por conta da legislação local ou até mesmo por conta da legislação de outro país. O cliente pode estar usando a nuvem no Brasil, mas os dados estarem hospedados em outro país", acrescentou.

O Serpro atende essa necessidade da soberania nacional, de que os dados estejam aqui no país. Esse modelo exige o que se chama de nuvem híbrida em que parte da nuvem fica na casa, ou seja, no órgão ou, nesse caso, na empresa, pensando na nuvem de governo, e parte fica na cloud. Desse modo é possível usar todo o poder de processamento da nuvem, mas o poder de armazenamento fica no Serpro. Isso gera um equilíbrio e algumas garantias frentes aos dispositivos legais.

As próximas palestras a serem apresentadas são "Datavalid: Informações qualificadas para negócios mais eficientes", por Henrique Mattiello, gerente de  Negócio para o Mercado Privado - Projeção SPO, e "Transformação Digital no Brasil", por Diego Ribeiro, superintendente de Digitalização de Governo.

 

Confira fala de Giordanni Paiva Assista ao vídeo de Horácio Ibrahim

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico