Notícia
Educação
Serpro convida a juventude para integrar a transformação digital do país

Até o próximo domingo, 27 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece em mais de trezentos municípios do país. O evento é promovido pelo Ministério da Tecnologia com a colaboração de secretarias de educação, escolas, universidades e outros órgãos do setor.
Em Brasília, o Serpro está presente com a oferta de cursos rápidos de robótica, desenvolvimento de games e lógica de programação para um público com idade entre oito e 16 anos. A participação marcou ainda o lançamento do Laboratório Serpro de Educação, iniciativa da superintendência de Educação da empresa.
A previsão é de que mais de trezentos alunos participem das atividades no estande montado no pavilhão do Parque da Cidade. São três temas e 42 turmas para aprender e se divertir. Clique nos links de cada atividade para verificar a existência de vagas e realizar sua inscrição.
Jogue seu próprio game
A primeira oficina trata de Desenvolvimento de Games 2D. Os participantes aprendem a criar um jogo eletrônico completo, utilizando uma ferramenta profissional. De maneira divertida, são trabalhados conceitos como velocidade e aceleração, eixo cartesiano, operações matemáticas e raciocínio lógico. Ao final da oficina, é possível jogar seu próprio game.
Robótica
Aprenda a utilizar o Arduíno, plataforma de desenvolvimento em robótica adotada pela Nasa, e crie um piano com buzzer. Durante a atividade, os alunos serão capazes de criar um circuito onde cada botão (push button) acende o LED e toca uma nota musical diferente. Uma programação especial irá executar a lendária música do Star Wars.
Seja um programador
A oficina de lógica de programação trata de conceitos como loop de repetição (for, while), condição (if) e outros que ajudam a aprimorar o raciocínio lógico e, assim, entender a interação entre homem e máquina. No fim, o aluno poderá se divertir com desafios.
Menina de TI
Além das oficinas, destaque para as palestras do projeto "Menina de TI", realizadas nos dias 22 e 24 de outubro. O projeto é voltado para o empoderamento feminino e para o incentivo à participação das mulheres nas carreiras tecnológicas.