Notícias

notícias

Notícia

Grande Porte

Serpro e IBM promovem Mainframe Day

Objetivo do evento foi fomentar novos talentos e discutir caminhos futuros
Superintendente de Operações do Serpro - Heitor Rapcinski - fala ao público no auditório - exibido na tela atrás dele
by Comunicação Institucional do Serpro — 12 de september de 2019

Nesta quinta-feira, 12 de setembro, aconteceu, na Regional Brasília do Serpro, o Mainframe Day. Fruto de uma parceria entre Serpro e IBM, o evento trouxe cinco palestras que tiveram o objetivo de despertar o interesse para temas relacionados à computação de grande porte.

“É, antes de tudo, o reconhecimento da importância das pessoas que trabalham na plataforma IBM”, explicou o diretor de Operações do Serpro, Antonino Guerra Neto. Segundo Antonino, uma parcela significativa do faturamento da empresa está na plataforma alta. As carreiras relacionadas à essa tecnologia “deverão ser prestigiadas, com novos caminhos abertos, já que o Serpro deve manter o mesmo padrão no futuro”, reafirmou.

“Know How”

Já o superintendente de Centro de Dados do Serpro, Heitor Rapcinski, ao comentar a situação do mainframe da empresa, disse que aprova os processos de migração e o conhecimento técnico das equipes, mas faz uma ressalva. “Precisamos, ainda, trabalhar os chamados ‘soft skills’: comunicação e colaboração”, alertou o gestor. Rapcinski também lembrou que um ambiente de restrições orçamentárias pode ser um incentivo para a migração, já que nem todo órgão precisa, necessariamente, possuir seu próprio equipamento de grande porte. “E, nesse cenário, podemos nos posicionar como a principal plataforma de governo. Temos ‘know how’ para isso”, avaliou.

Iniciativa Z

A líder de projetos da IBM, Ludmila Salimena, apresentou a chamada iniciativa Z, um movimento de formação de novos profissionais em mainframe. Segundo Ludmila, só em 2018, o tema foi tratado pela empresa com 60 mil desenvolvedores. A IBM também traz vários ambientes de aprendizado de conceitos sobre plataforma de grande porte. Dentre eles, está a competição internacional “master the mainframe”, que envolve participantes do mundo inteiro.

Contato