• Português (Brasil) Português (Brasil)
  • English English
  • Español Español
Acessibilidade
Ir para o conteúdo (1/4) 1Ir para o menu (2/4) 2Ir para a busca (3/4) 3Ir para o rodapé (4/4) 4
Acesso Rápido
EmpresaInsightsPrivacidadeSuporteDownload e SoftwareImprensaContatoÁrea do clienteAcesso à informação Loja Serpro
Área do cliente
Serpro, impulsionado pelos próximos 60 anos
Provendo soluções inteligentes para transformação e inclusão digital
Redefinir Cookies
Serpro
Institucional
  • Quem somos
  • Marca Serpro
  • Iniciativas Sociais
  • Privacidade
  • Eventos
    • 3ª Semana Serpro de Privacidade e Proteção de Dados
    • Hackathon - Compras Governamentais
    • Hackathon Rede +Brasil
    • Desafio Fiscal Inovador
  • Governança
  • Ética e integridade
  • Acesso à informação
Soluções
  • Insights e notícias
  • Loja Serpro
  • Inovação aberta
Suporte
  • Ajuda ao cliente
  • Central de Serviços Serpro
  • Atendimento Gestão de Consignação
  • Transformação Digital da Justiça
  • Download & Software
    • Assinador digital
    • Certificado Digital
    • Emulador HOD
    • SAR - Acesso remoto
    • Drivers de token
  • Central de Ajuda
Sustentabilidade
  • ESG Serpro
  • Conheça nosso trabalho
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
  • Jornada Ser ESG
  • Notícias e artigos
Contato
  • Fale conosco
  • Imprensa
  • Endereços
  • Ouvidoria
  • Fala BR
Consultas públicas Prestação de Contas
Redes Sociais
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h
Você está aqui: Página Inicial  ›  Menu  ›  Notícias  ›  Notícias 2019  ›  Tecnologia Serpro garante êxito nas entregas do IRPF 2019
Info

Notícias

notícias

Notícia

Imposto de Renda 2019

Tecnologia Serpro garante êxito nas entregas do IRPF 2019

Eficiência no processamento de dados da empresa permite a recepção de mais de 30 milhões de declarações sem incidentes
Imposto de Renda.png
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Whatsapp
02 de maio de 2019

O prazo para a entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física de 2019 terminou na última terça-feira, 30 de abril, com 30.677.080 declarações recebidas pelos sistemas do Serpro e da Receita Federal do Brasil. Durante todo o período de entrega da declaração, iniciado no dia 7 de março, o Serpro manteve a qualidade de seus serviços, sem problemas técnicos ocorridos, e recebeu os documentos por meio do Programa Gerador da Declaração (PGD), do Centro Virtual de Atendimento (eCAC) e de dispositivos móveis.

O Serpro recebeu mais de um milhão de declarações nas últimas seis horas de prazo de entrega, e, também  durante todo o período final, os sistemas se comportaram conforme o esperado. Segundo o subsecretário de Gestão Corporativa Substituto da Receita Federal, Juliano Neves, a entrega da declaração deste ano foi um sucesso. “Nossa parceria com o Serpro, de longa data, novamente funcionou”, pontuou. O subsecretário ainda ressaltou que a Receita não teve nenhum tipo de registro de incidente, mesmo trabalhando em números históricos, maiores do que os previstos.

Números do Imposto de Renda

Somente na última semana de prazo, foram registrados mais de 11 milhões de declarações, e os mainframes chegaram a operar com pico de 89,6% de sua capacidade, atingido na manhã da segunda-feira, dia 29. Mesmo com toda esta carga de processamento, o tempo de resposta dos programas ficou em torno de 0,02 segundos, uma disponibilidade considerada altíssima. Em uma hora, chegaram a ser recebidos mais de 305 mil declarações.

O trabalho contínuo da equipe do Serpro permitiu que o processamento das declarações, em alguns casos, fosse feito em até 24 horas após sua recepção. Mesmo com o grande volume de dados recebidos nos últimos dias, a previsão é que o processamento final de todos os documentos recebidos dentro do prazo seja feito até esta sexta-feira, 3 de maio.

Dos mais de 30 milhões de declarações entregues, 745.880 foram encaminhadas aos sistemas do Serpro e da Receita por dispositivos móveis, mais que o dobro do ano passado. Elas responderam por cerca de 2,5% do total e foram feitas pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, desenvolvido pelo Serpro e disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas Android e iOS.

Daqui pra frente

O envio do IRPF 2019 ainda não acabou. O Serpro agora fará a recepção das declarações remanescentes, entregues fora do prazo, e retificadoras, caso o contribuinte tenha caído na malha fina. Além disso, começa agora o período de avaliação dos sistemas que permitem a consulta à restituição, bem como de melhorias a serem incorporadas para o IRPF 2020.

Contato

  • Quero Adquirir uma Solução
  • Problemas com uma Solução
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Outro Assunto
Serpro
Soluções
Loja Serpro
Inovação aberta
Insights e Notícias
Suporte
Ajuda ao cliente
Central de Ajuda
Central de Serviços
Consignatárias
Transformação Digital da Justiça
Downloads
Institucional
Quem Somos
Marca Serpro
Iniciativas Sociais – Programa Agora
Governança
Ética e Integridade
Acesso à Informação
Privacidade
Contato
Endereços
Fale conosco
Imprensa
Ouvidoria
Fala BR
Empregados
Intranet
PAS Serpro
Plano Odontológico
SOS RS
Carreira
SUSTENTABILIDADE
ESG
Jornada Ser ESG
Objetivos de desenvolvimento Sustentável
Redes Sociais
Acesso àInformação
Serpro - Ministério da Fazenda - Governo Federal
Serpro Sede - SGAN Quadra 601 Módulo "V" Brasília - DF CEP: 70836-900
Horário de atendimento: 8h às 18h

Doormat

Soluções

Por Público
Por Linha de Negócio
Proteção de Dados

Suporte

Central de Ajuda
Central de Serviços
Acesso Remoto (SAR)
Consignatários
Downloads

Institucional

Quem Somos
Integridade
Transparência
Carreiras
Simplifique
Marca Serpro

Contato

Contatos
Imprensa

Empregado

Intra Serpro
PAS Serpro
Plano Odontológico