Notícias

notícias

Artigo

Soluções Tecnológicas

Solução integra equipes e reduz custos de reuniões

Serpro TeamWork viabiliza execução de trabalhos em conjunto com muito mais eficiência e agilidade
Pessoas conectadas em rede: a ideia do Teamwork
by Comunicação Institucional do Serpro — 15 de august de 2019

Entre os desafios que as organizações modernas precisam enfrentar, está a integração do ambiente de trabalho das equipes. O compartilhamento de arquivos e a necessidade de realizar reuniões entre trabalhadores remotos podem representar problemas que vão desde a velocidade com que projetos são executados até custos com o transporte para encontros de alinhamento. Tais desvantagens, no entanto, podem ser mitigadas com o uso de ferramentas de colaboração, como é o caso do Serpro TeamWork.

O TeamWork oferece um ambiente completo de trabalho para equipes, com gestão de e-mail, ambiente online de produção e compartilhamento de documentos, planilhas e apresentações, entre outros arquivos. Além disso, é uma solução completa para a realização de videoconferências, por meio da ferramenta Google Meet, que já está incluída no pacote. Ela oferece agilidade e independência para as equipes de trabalho, conforme relata o analista de operações Carlos Villaça, da Superintendência de Produtos e Serviços - Engenharia de Infraestrutura de TI do Serpro.

Independência dos grupos de trabalho

Citando o exemplo do próprio Serpro, que também é usuário da solução, Carlos Villaça relata a ocorrência de significativa economia de recursos, com o uso do TeamWork, anteriormente dedicados a realização de reuniões presenciais ou em salas de videoconferências. Para se ter uma ideia, uma simples reunião presencial no Serpro, com 1h30 de duração e a participação de oito analistas, custa mais de R$ 1850,00. 

A solução também evita indisponibilidade de espaços e permite aos grupos de trabalho fazerem reuniões sem burocracia, com agilidade e menor custo, sempre que for necessário. “Em levantamento feito no mês de junho de 2019, constatou-se que foram realizadas, nos seis últimos meses, aproximadamente, 60 vezes mais reuniões no Google Meet do que via videoconferência”, explica Villaça. No período citado por Villaça, ocorreram cerca de 11 mil chamadas de vídeo, com perda média de pacotes de apenas 0,13%.

O Serpro TeamWork oferece também a opção de criação de documentos, planilhas e apresentações, que podem ser armazenados no próprio sistema ou exportados em diversos tipos de formatos. Além disso, é possível armazenar ou compartilhar arquivos na nuvem, disponibilizando-os para colegas ou equipes de trabalho. Nos últimos seis meses, no contexto do Serpro, cerca de 1,1 milhão de arquivos foram armazenados, totalizando mais de 1,3 TB de dados.

Destinado principalmente ao setor público, o TeamWork é seguro e contém todas as vantagens de se contratar junto a uma empresa de TI federal. “O Serpro Teamwork permite contratação sem licitação, eliminando burocracias, custos de gestão e troca de fornecedor a cada fim de contrato”, diz Villaça. A solução está hospedada nos centros de dados do Serpro, podendo ser escalada de acordo com as necessidades e o orçamento de cada órgão que o adquira. Além disso, oferece suporte especializado, com acesso direto ao backlog do fabricante, na busca de melhorias e evolução da ferramenta.

Contato