Notícia
Trânsito
Conheça oito vantagens de utilizar o Radar, sistema que se espalha pelos municípios do Brasil

Agora são 16 os órgãos que já utilizam todas as facilidades do Radar, e cada vez mais instituições percebem quantos benefícios podem ser obtidos usando a solução desenvolvida pelo Serpro. O Radar completou dois anos em janeiro de 2019. Veja no final desta notícia todas as localidades que já o utilizam.
As razões que justificam os contratos assinados pelos novos clientes são várias. O sistema possibilita maior autonomia e eficiência na gestão de infrações de trânsito para órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Em constante evolução, o Radar assimilou diversas expectativas específicas de clientes, como:
1- geração de boletos complementares (casos em que o pagamento de uma multa é feito a menor).
2- integração nativa com o SNE, possibilitando ao órgão a visualização da adesão de uma multa ao desconto oferecido.
3- possibilidade de consulta à base nacional de CNHs e Veículos por parte dos agentes que utilizam o talonário.
4- gestão de Editais de Notificação
5- Validador Cognitivo de Infrações (VCIT), ferramenta que ajuda o órgão autuador a automatizar a validação das infrações capturadas por equipamentos eletrônicos de fiscalização.
6- possibilidade de autuação com o Talonário Eletrônico por todos os órgãos que contratam o Radar, sem a limitação por número de usuários habilitados.
7- possibilidade de consulta de CNH e Veículos 24x7, com o talonário eletrônico, algo importante porque a maioria dos agentes que utilizam talonários sofre com indisponibilidade de consultas durante a madrugada.
8- encurtamento do ciclo de vida de uma infração de trânsito, desde o cometimento até o pagamento e baixa de pagamento da multa na base nacional
Em apenas uma hora: Infração cometida, paga com desconto e baixada
“Sobre esse último item, tenho um conhecido que, indo para o trabalho, cometeu o deslize de falar ao celular enquanto dirigia. Ao chegar no trabalho percebeu uma notificação do SNE, lembrou que atendeu o celular enquanto dirigia, e já pagou a infração com 40% de desconto. O valor do pagamento foi reconhecido pelo sistema e a baixa da multa foi dada no Renainf, tudo em menos de uma hora”, conta Anderson Germano, do Serpro, responsável pelo departamento interno que cuida de negócios com órgãos estaduais e municipais.
2019: inteligência artificial e outras inovações
De acordo com Moziel Freire, responsável pela gestão de produtos em nuvem, no Serpro, o Radar será brindado com aprimoramentos em breve:
- uma nova versão do talonário eletrônico permitirá maior qualidade no registro de infrações;
- o uso de inteligência artificial oferecerá grande apoio para os órgãos utilizadores da solução, tanto no fluxo de trabalho quanto na realização de atendimentos simples e na solução de dúvidas;
- aprimoramento das interfaces, para melhorar ainda mais a experiência de utilização dos usuários.
Municípios que já utilizam o Radar
- Boa Vista/RR
- Brasília/DF
- Camaragibe/PE
- Catu/BA
- Cuiabá/MT
- Farroupilha/RS
- Fortaleza/CE
- Imperatriz/MA
- Itararé/SP
- Joinville/SC
- Macapá/AP
- Mossoró/RN
- Pedregulho/SP
- Petrolina/PE
- São José dos Campos/SP
- Sinop/MT