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Ciência de Dados
WeResearch é a vencedora do Hackathon Serpro Recife
O Hackathon do Serpro em Recife mobilizou mais de 200 pessoas entre maratonistas, palestrantes, mentores e pessoal de apoio. Desde o início da noite de sexta-feira, 19, até as 18h deste domingo, 22, as equipes se dedicaram à construção de uma solução que fosse relevante para a sociedade, a partir de determinados dados fornecidos pela empresa.
No total, 100 pessoas participaram ativamente da disputa, distribuídas em 20 equipes. O desafio lançado foi o de criar soluções digitais baseadas em ciência de dados que permitam às empresas tornarem seus processos de tomada de decisão mais assertivos e a suas gestões mais eficiente.
A primeira colocação ficou com a equipe Neuróticos, formada por Joyce Maria de Sá, Matheus Silva, Douglas Vasconcelos, Gabriel Bandeira e Eduardo Macedo. O grupo apresentou a solução WeResearch, uma aplicação que prevê se uma empresa vai ter sucesso ou não nos dois anos seguintes à sua fundação, e faturou 12 mil reais.
A segunda colocação ficou com a equipe Robô Cin_Data, composta por Mateus Machado, Lucas Santos, Deborah Moura, Walber Rodrigues e Heitor Medeiros. A solução apresentada foi SmartUp e garantiu o prêmio de 8 mil reais.
E a terceira colocada foi a equipe Carcará, formada por Cláudio Luís Monteiro, Milton Gama Neto, Roberta Fernandes, Rodrigo Saadia e Silvano Ramos. A solução criada foi a Prospect, uma plataforma assistida por machine learning que possibilita empresas no segmento b2b a encontrarem rapidamente novos clientes e fornecedores, ranqueando-os em determinadas regiões geográficas, natureza do negócio e contexto socioeconômico. O prêmio para a equipe foi de 6 mil reais.
Novos talentos reconhecidos
Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada pelos profissionais Eduardo Cardim (Serpro), Germano Crispin (Neurotech), Felipe Ferraz (CESAR School), Fernando Neto (UFPE) e Mailson Santos Filho (Fábrica de Negócio). Os avaliadores consideraram critérios como inovação, usabilidade, design e adequação ao tema. “Foi uma tarefa difícil ranquear as soluções porque todas apresentaram um alto nível de pitches, de funcionalidade, capazes de serem implementadas e gerar negócio e valor para a sociedade”, explica Cardim, gerente de marketing do Serpro. Segundo ele, agora a empresa vai se debruçar sobre essas soluções, entender os pitches e analisar o que pode ser desenvolvido dentro do seu escopo comercial.
Para o gerente de logística da Regional Recife, Tiago Bastos, o Hackathon aconteceu num momento estratégico para a sociedade brasileira, pois o país vivencia processos de transformação digital, de busca de eficiência e otimização de recursos. "Aproximar o Serpro diretamente da sociedade, da academia, dos profissionais e empreendedores, inserindo-se no ecossistema de desenvolvimento colaborativo, proporciona ganhos estratégicos de visibilidade para a nossa empresa”, afirmou.
O Hackathon teve como principal objetivo incentivar e buscar novos talentos empreendedores entre os participantes desta edição. Mentores formados por analistas do Serpro, Centro da Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Cin-UFPE), Fab Lab e Ministério da Cidadania acompanharam as equipes ao longo das 36 horas de duração da maratona.
“Nosso papel é questionar as equipes sobre a viabilidade da solução que se pretende desenvolver. Por que, para que, qual o custo, qual o plano de negócios, são algumas das questões que colocamos para cada equipe desafiada, além das orientações técnicas”, explica a analista Thaise Dantas, uma das mentoras do evento. “Nosso papel foi bem equilibrado entre mentoria técnica e apoio na construção do plano de negócios, pois as equipes estavam bem preparadas tecnicamente”, completa o mentor e analista do Serpro, Leonardo Correa.
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Equipe vencedora fala sobre a solução inovadora apresentada no evento