Notícia
Internacionalização
Presidente da Apex-Brasil participa de Live do Serpro sobre internacionalização de negócios

“O Serpro é uma das empresas mais estratégicas do governo”. Com essas palavras o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sérgio Segovia, iniciou sua participação na Live do Serpro sobre internacionalização de negócios da empresa. O encontro online foi realizado nesta quinta-feira, dia 28, com a presença do presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, e da Diretoria Executiva da empresa a todos os empregados.
Durante o encontro, foram destacadas as premissas e importância do acordo de cooperação técnica celebrado entre as duas instituições, no dia 4 de fevereiro deste ano, e anunciados os primeiros resultados dessa parceria. O ACT é amparado pela Lei das Estatais (Lei n. 13.303/2016) e inclui a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com transferência tecnológica e compartilhamento de capital intelectual, mão de obra especializada, capacitação e treinamento, além de metodologias de inovação de produtos e processos.
Para o presidente Caio Mario Paes de Andrade essa parceria tem uma peculiaridade: "o Serpro se propõe a realizar a transformação digital para a Apex e, ao mesmo tempo, irá usufruir destas mesmas soluções de inovação ao realizar a internacionalização dos seus serviços, orientada pela própria experiência da Agência, conquistada ao longo dos seus 20 anos de existência”. O presidente destacou, ainda, que "a empresa merece a internacionalização e exportar seus sistemas e produtos para a consolidação da transformação digital. Essa é a visão que queremos implementar: exportar inteligência digital, pois temos muito a levar para fora do país”.
Como fruto dessa parceria, o Serpro já está atuando de forma ativa em prospecção para sentir o mercado internacional e aprender as regras de negociação de cada país. A empresa fechou três contratos, um com a SuperAwesome, atuante no segmento tecnológico voltado para a categoria infantil, tendo como clientes a Sony e Nickelodeon; os outros dois contratos são com a Jumio, gigante no mercado de gestão de identidade mundial.
"Essa parceria com o Serpro permite o aprimoramento do nosso trabalho por meio de soluções tecnológicas de ponta. A expectativa é somar esforços num acordo que reflita o conhecimento de mercado e as melhores práticas digitais. Este é um acordo estratégico de ganha-ganha. De um lado, a Apex-Brasil passa a contar com a expertise tecnológica do Serpro que, em contrapartida, terá oportunidade de trabalhar na internacionalização de sua marca e seus serviços", informou o presidente da Agência, Sérgio Segovia.
Sérgio Segovia aponta o portal Invest in Brasil, disponibilizado no início de abril deste ano, como "a primeira das entregas, mas que fará grande diferença, pois a solução facilitará as interações com os investidores estrangeiros e auxiliará na tomada de decisões daqueles que querem aproveitar as inúmeras oportunidades oferecidas pelo Brasil. Por meio da solução, é possível acessar, por exemplo, produtos e serviços de extrema utilidade para os dias atuais, como o Relatório de Mercados Globais e Coronavírus, que oferece análises rápidas sobre 30 mercados e União Europeia.
Internacionalização
A respeito do apoio para internacionalização do Serpro, o presidente da Apex diz que a empresa está apta a conquistar o mercado internacional por desenvolver soluções tecnológicas de inovação e, para tanto, foi elaborado um modelo que contempla três frentes de atuação: elaboração do plano de expansão internacional; exposição e contato com mercados internacionais, e captação de clientes e contratos internacionais com o objetivo de mobilizar a empresa para a entrega de soluções de TI internacionais em curto prazo.