Notícias

notícias

Notícia

Identificação

Carteira profissional digital já é realidade no país

Conselhos de classe podem aderir ao ProID, tecnologia do Serpro que traz mais segurança e praticidade na identificação dos associados
Novos clientes ProID
by Comunicação do Serpro — 06 de march de 2020

Os profissionais vínculados aos conselhos de classes do país já podem ter suas carteiras profissionais emitidas digitalmente no celular. Essa opção é possível graças ao ProID, uma inovação desenvolvida pelo Serpro que utiliza a mesma tecnologia presente na Carteira Digital de Trânsito (CDT). A solução garante confiabilidade e segurança na identificação disponível pelo aplicativo.

As identificações digitais geradas pelo ProID têm validade jurídica em todo o território nacional, já que os órgãos e conselhos de classe possuem autonomia para dar fé pública aos seus documentos. Usando sua chave privada, o emissor (conselho ou órgão público) informa os dados do documento físico e a solução criptografa e armazena essas informações em um QR Code, que é inserido no documento digital. Sempre que houver uma atualização nos dados do titular da carteira, um novo QR Code será gerado com todas as informações apresentadas na carteira digital do titular.

Já contrataram a solução do Serpro o Conselho de Administração de São Paulo (CRA-SP), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª Região (Crefito 8), o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 11ª Região (Crefito 11) e o Conselho Federal dos Representantes Comerciais (Confere). O próximo cliente que deverá assinar contrato com o Serpro é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O coordenador de Tecnologia da Informação do CRA-SP, Welton Marques, destacou que o Conselho apostou no projeto por ter visto no ProID uma solução inovadora. "O CRA-SP sempre foi um órgão referência para outros conselhos e ser pioneiro no assunto Carteira Digital era uma das nossas obrigações. Com a implantação da solução, temos colhido bons frutos. Após quatro meses do serviço em produção e mais de 350 carteiras emitidas, a imagem do Conselho perante seu público tem sido muito positiva", ressaltou Marques. Ele destacou que o fato do ProID ser a mesma solução utilizada pelo Denatran na CNH Digital “deu bons argumentos para justificar o projeto sobre todos os aspectos da segurança de dados e de que o serviço teria sustentação ao longo do tempo”.

Segurança e praticidade

A solução é direcionada para conselhos de classe ou órgãos públicos, que possuem emissão de documentos próprios, como o Ministério Público, Defensorias Públicas, Tribunais de Justiça, Agências Reguladoras e Polícias Federais, Civis e Militares.

Além de oferecer a possibilidade de emissão de um documento digital mais seguro contra fraudes, o ProID estabelece um novo canal de comunicação direto entre a instituição e seus profissionais registrados. Por meio do aplicativo, o conselho profissional pode enviar notificações e mensagens individualizadas, ou em massa (broadcast). Diminui, também, a burocracia na hora da renovação ou atualização cadastral dos profissionais, facilitando a gestão desses dados.

Outra vantagem importante da solução é a possibilidade de bloqueio do acesso à identidade no aplicativo, em caso de suspensão do exercício profissional ou de vencimento do documento. Esse recurso garante uma maior proteção contra profissionais não autorizados para o exercício de atividades específicas, reguladas por lei. Melhora também o fluxo de fiscalização, já que praticamente impede o uso de documentação vencida, falsa ou adulterada.

 

Como contratar o ProID?

Para saber mais sobre a solução, suas funcionalidades, potencialidades e formas de contratação, acesse a página do ProID no portal do Serpro.

Contato