Notícia
Facilidade
Como solicitar um certificado digital pelo Sigepe?

O governo federal, por meio de uma parceria da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia (ME) com o Serpro, implantou uma modalidade especial de emissão de certificados digitais para servidores públicos federais que necessitam da ferramenta em suas atividades laborais.
O método é simples e rápido, e é feito inteiramente pelo Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal (Sigepe). O servidor acessa o sistema, faz o requerimento e aguarda a autorização de sua chefia imediata para emissão do certificado. Tudo pelo computador, sem necessidade de deslocamentos para comprovação de identidade ou registro biométrico.
Além da facilidade, a modalidade representa economia para os cofres públicos. De acordo com o ME, cada certificado emitido pelo Sigepe custa 41% menos que aquele feito da forma tradicional.
Passo a passo da emissão via Sigepe
Se você é servidor público federal, necessita da certificação digital para o dia a dia no trabalho e o seu órgão já possui contrato com o Serpro para emissão via Sigepe, veja como é simples fazer a solicitação.
1- Acesse o Sigepe, faça login e verifique se o seu e-mail funcional consta nos dados cadastrais do Sigepe. É possível editar o e-mail na opção "Dados Cadastrais" e, em seguida, "Atualizar e-mails".
2- Checado esse pré-requisito, o servidor deve acessar a opção "Requerimentos Gerais", disponível na tela principal do Sigepe.
3- Antes de fazer a solicitação, verifique, no canto superior direito da tela, se o vínculo selecionado está de acordo com o órgão para o qual deseja realizar o requerimento. Isso é importante porque alguns funcionários possuem mais de um vínculo, devendo selecionar o correto para a situação.
4- O próximo passo é clicar no botão "Incluir requerimento" e selecionar a opção "Certificado Digital - Solicitação" na lista de opções que se abrem.
5- Em seguida, escolha o tipo de certificado que deseja. Nessa modalidade, estão disponíveis as opções "Pessoa Física A3" e "NeoID".
6- Para que o sistema crie a solicitação de certificado com os dados do seu cadastro, clique no botão "Gerar Documento".
7- Na próxima tela, verifique os dados apresentados e selecione a opção "Gravar".
8- Em seguida, marque o requerimento que acabou de ser criado e clique em "Assinar em Lote". Nesse momento, será solicitado o seu CPF e sua senha para concluir a assinatura.
9- Na tela seguinte, o Sigepe vai apresentar a mensagem de assinatura com sucesso no topo da página. Marque a opção para registrar ciência na caixa de texto e em seguida clique no botão "Enviar para análise".
10- Pronto! A solicitação foi enviada para autorização e você receberá e-mail com dados do requerimento, que segue imediatamente para aprovação da chefia.
Em caso de dúvidas, acesse esse tutorial online com cada um dos passos acima demonstrados visualmente pelas telas e opções do sistema.
100% online
"Após a aprovação do requerimento, o servidor recebe um e-mail com as instruções de instalação do certificado. Do requerimento à instalação, o processo é bem simples e rápido. Não há mais necessidade de ir a um balcão de atendimento presencial. Tudo é feito online e sem custo para o servidor", destaca Pedro Motta, gerente do Serviço de Certificação Digital do Serpro.
De acordo com ele, todos os servidores com acesso ao Sigepe possuem a opção de emitir certificado habilitada no sistema, porém o processo só será concluído se o órgão onde o funcionário trabalha possuir um contrato com o Serpro para essa finalidade. Caso haja interesse no serviço, a instituição deve fazer uma solicitação para a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia.