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No coração do bom onboarding: saiba mais sobre qualificação cadastral de clientes

Confira nossa conversa com dois profissionais do Serpro que são especialistas no assunto
Imagem do rosto de uma mulher passando por processo de reconhecimento facial
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por Comunicação do Serpro — 13 de março de 2020

Daniel Queiroga e Alfredo Baeta são profissionais do Serpro com grande envolvimento no processo de qualificação cadastral de clientes. Ela é a base do serviço Datavalid, ferramenta de sucesso a serviço da qualificação cadastral. Confira neste bate-papo os pontos norteadores dessa tecnologia de segurança.

Em termos simples, o que vem a ser a qualificação cadastral de clientes?

Alfredo: Significa validar um conjunto de informações para saber se são autênticas e de fato relacionadas com o potencial fornecedor, parceiro ou cliente. Por exemplo, uma empresa como a Uber precisa saber se o motorista que está dirigindo certo carro é mesmo aquele que se cadastrou em sua base. Na hora em que alguém solicita uma abertura de conta bancária, a instituição financeira precisa ter segurança de que o cliente “é ele mesmo”, é quem ele diz ser. Um cadastro de clientes qualificado é aquele no qual se pode depositar um alto grau de confiança de que os dados pessoais correspondem mesmo às respectivas pessoas. É um ativo muito valioso.

Quais os principais setores que se beneficiam da qualificação cadastral de clientes?

Daniel: Olha, a gente consegue oferecer um ou mais serviços de validação para qualquer empresa que tenha de trabalhar com cadastro de pessoas; para a qual seja importante, portanto, confiar na qualidade de seu cadastro. E são bons serviços, serviços de ponta. Por exemplo, na área de transportes, que Alfredo já citou, além da Uber, tem as locadoras de veículos. Há o também já citado mercado financeiro, que envolve bancos digitais, seguradoras, fintechs e outras empresas. O varejo, que trabalha bastante com cadastro de crédito, cadastro de fornecedores. Outro segmento que se beneficia muito de nossos serviços é o de telecom, para o qual oferecemos validação do cadastro de clientes para operadoras de telecomunicações. Também a área de segurança e de políticas públicas, na qual podemos oferecer validação para liberar benefícios sociais ao cidadão, que realmente esteja no cadastro, evitando fraudes.

Que tipo de tentativa de fraude é a mais recorrente?

Alfredo: Uma das mais recorrentes é forjar um documento falso utilizando um documento verdadeiro como base, mas trocando a foto. Essa fraude é evitada pelo nosso processo de validação facial.
Daniel: Além da validação facial, existe a validação digital, que se faz pela comparação das impressões digitais. Essa é muito importante para empresas certificadoras, que precisam de um degrau a mais de segurança, porque estão oferecendo uma identidade, também. E esse degrau a mais de segurança pode ser utilizado por empresas de outros segmentos.
Alfredo: E há ainda a validação de documentos, para situações em que o foco é saber se os dados do documento apresentado são correspondentes aos que estão nas bases oficiais.

Quais são os órgãos reguladores que servem de referência quando se trata do assunto prevenção à fraude?

Alfredo: O Datavalid tem seu componente principal certificado pelo National Institute of Standards and Technology (Nist). Esse é um Instituto Nacional de Padrões Tecnológicos vinculado ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Mas não é só isso: estamos em desenvolvimento e pesquisa constante para oferecer sempre o que há de mais novo e completo, o que há de vanguarda nessa área.

Como os processos de validação do Datavalid funcionam?

Alfredo: Trata-se de uma API de interface de informações. A área de TI do cliente vai construir uma interface e aplicar o visual que ele considera adequado, para usar o serviço com a gente. É também o cliente que define que dados ele quer validar: nome, endereço, data de nascimento, número de documentos.
Daniel: No caso de validação facial, o cliente recolhe a foto do cliente dele e envia a mesma para o nosso serviço. Fazemos o reconhecimento facial com um batimento da biometria facial recebida (self) com a foto da CNH do cidadão, registrada na base do Renach/Denatran, e devolvemos um percentual e faixa de similaridade. E a gente não diz “é verdadeiro, é falso”, pois nosso serviço é probabilístico e não determinístico. E nem tampouco retornamos o dado. Retornamos sempre a checagem, a verificação, em forma de percentual de similaridade.

Por que escolher o Datavalid em vez de um serviço concorrente?

Daniel: Como o Alfredo detalhou, nosso serviço conta com a certificação do Nist e, além disso, é uma API de fácil integração que faz com que os processos sejam mais práticos.
Alfredo: Toda a documentação está disponível nesta página: apidocs.datavalidp.estaleiro.serpro.gov.br. Em consonância com a certificação, para autenticação utilizamos o padrão OAUTH2, usamos tecnologia REST, padrão reconhecido no mercado; e formato de retorno de dados JSON. E um pós-venda disponível para atender qualquer dúvida, sugestões, a partir de uma equipe técnica de apoio.
Daniel: O Serpro é uma empresa que atua há décadas como guardiã de dados oficiais. Ou seja, temos a oferecer tudo que é necessário para uma ou mais validações que estão no coração de um onboarding de clientes seguro, rápido, pratico e confiável. É só acessar nossa página que a empresa terá acesso a tudo que precisa nessa área.

E-book gratuito: Como evitar fraudes

Se você busca alternativas consistentes e eficazes para melhorar o seu negócio e a experiência de seu cliente através da redução de fraudes e da qualificação cadastral, baixe gratuitamente este e-book. Nele você encontra informações sobre validação de dados cadastrais de forma unificada diretamente nas bases de governo, envolvendo biometria digital e validação facial.

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