Notícias

notícias

Notícia

CRLV

Documento do carro agora é 100% digital

Tecnologia Vio QR Code garante veracidade e segurança ao CRLV no seu celular. Confira passo a passo para baixar e compartilhar o licenciamento
a imagem mostra motorista ao volante com rosto emoldurado por  borda da tela de celular
by Comunicação Serpro — 05 de february de 2020

O documento do carro sempre foi emitido em papel especial, sujeito à perda, ao roubo, à deterioração e, claro, ao esquecimento: quantas vezes uma pessoa pegou a chave de um veículo mas não seu documento, correndo o risco de ser multada somente por não portar esse papel? Agora, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é completamente digital. Não é mais preciso ir até o Departamento de Trânsito para emiti-lo e o documento pode estar sempre no celular, valendo mesmo na falta de internet.

O CRLV digital é gerado pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Baixe o app da CDT nas lojas virtuais: CDT para Android ou CDT para iOS.

Por que baixar a CDT?

CDT é a Carteira Digital de Trânsito. É um aplicativo muito fácil de instalar, e por ele você acessa os documentos que, de acordo com a legislação, devem estar sempre com você: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

Seus documentos do veículo estarão sempre no celular, sempre a mão, mesmo que não haja internet disponível.

O proprietário do veículo tem a opção de fazer quantas cópias do CRLV quiser, na impressora que estiver à disposição. O que significa que o documento pode estar sempre com todas as pessoas que dirigem o veículo e ser facilmente reposto em caso de perda, roubo, ou se o papel for manchado ou rasgado.

O documento físico será substituído pelo digital até 30 de junho, prazo para que os Departamentos de Trânsito de todos os estados façam a adequação ao novo formato, de acordo com deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contram), de 30 de dezembro de 2019. O CRLV foi desenvolvido pelo Serpro, por solicitação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Vio: checagem garantida, mesmo sem internet

O CRLV digital conta com a tecnologia Vio para garantir sua autenticidade. A segurança dos dados é garantida pelo alto poder de compactação, não só de textos, mas também de imagens, que são criptografados em QR Code.

Diferentemente de soluções similares, o Vio permite que a autoridade com poder de autuação, por exemplo, o guarda de trânsito, utilize um leitor de QR Code para verificar o documento que o motorista está mostrando, mesmo em locais onde não há rede de internet. A tecnologia Vio foi desenvolvida pelo Serpro e é utilizado no CRLV, na CNH e pode ser aplicada em outros documentos que necessitem de checagem.

Acesso via portal

O PDF do CRLV Digital pode ser obtido também no Portal de Serviços do Denatran, via login gov.br, para usuários que atendam um dos seguintes critérios:
• Login com CPF/senha e possuir CNH Digital ativa
• Login através de Certificado Digital
• Possuir um dos seguintes Selos de Confiabilidade no cadastro do gov.br:
◦ cadastro validado em base de dados de servidores públicos da União;
◦ cadastro validado por certificado digital
◦ cadastro biométrico
◦ cadastro DNI
◦ cadastro presencial

Contato