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“Serpro é parceiro estratégico na agenda digital de transporte e trânsito do país”

Secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, participa de encontro online e fala, em entrevista exclusiva, sobre projetos e parceria com a empresa
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por Comunicação do Serpro — 24 de julho de 2020

Com a recém marca de 100% de serviços públicos digitais alcançada pelo Ministério da Infraestrutura (MInfra) neste ano, o secretário-executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, foi um dos convidados especiais do Serpro para participar, nesta última quinta-feira, 23 de julho, do encontro online sobre inteligência de trânsito e transformação digital nos setores de transporte do país. O encontro contou com a presença, além do presidente do Serpro, Caio Mario Paes de Andrade, de toda a Diretoria Executiva da empresa.

Marcelo Sampaio falou sobre a agenda digital do Ministério, “da qual o Serpro é parceiro tecnológico estratégico”, e da próxima etapa de investimento em experiência do usuário para uma melhor prestação de serviços. O secretário-executivo destacou, também, o reconhecimento do MInfra, pela Secretaria de Governo Digital (SGD) do Ministério da Economia, como melhor governança digital da Esplanada em 2019. Confira, abaixo, a entrevista exclusiva concedida pelo secretário-executivo Marcelo Sampaio ao Portal Serpro.

 

“O Serpro é o grande fornecedor e parceiro de tecnologia do Ministério, estando presente em projetos estratégicos da agenda digital de Transportes e Trânsito...”

Portal Serpro - O Ministério acaba de atingir a marca de 100% de seus serviços de trânsito oferecidos de forma digital. O que isso representa para o país e qual a importância do Serpro nesse processo?

A digitalização dos serviços evita o deslocamento desnecessário dos cidadãos ou envio de documentação física por Correio para solicitar serviços públicos, seja para seu benefício próprio ou representando empresas. Isso gera uma enorme economia de tempo e dinheiro para o cidadão, para empresas e para o próprio governo.

Além disso, a digitalização acelera os processos internos do órgão, reduzindo os prazos de entrega dos serviços. Outro reflexo disso é na avaliação da competitividade do país por organismos internacionais, atraindo investimentos.

O Serpro é o grande fornecedor e parceiro de tecnologia do Ministério, estando presente em projetos estratégicos da agenda digital de Transportes e Trânsito, como a CDT, o RENAVE, a Janela Única Portuária e o Embarque Seguro de Passageiros, dentre outros.

Portal Serpro - O que o MInfra tem feito para aprimorar a Governança Digital e quais os próximos projetos e desafios para o setor de transporte, infraestrutura e trânsito?

O MINFRA, que foi reconhecido pela Secretaria de Governo Digital como melhor governança digital da Esplanada em 2019, não se acomodou. Em 2020, alterou a sua estrutura organizacional criando a Subsecretaria de Gestão Estratégica, Tecnologia e Inovação visando a melhorar a sinergia entre Plano Digital, que contém os projetos estratégicos de transformação digital, o PDTIC, que direciona os gastos de TICs, e Plano de Dados abertos. Trabalhamos, no momento, no balanceamento do Portfólio de Projetos de Tecnologia, na estratégia de analytics e inteligência artificial e na estratégia de contratos, onde se destaca a unificação dos contratos que o MInfra tem com o Serpro, ganhando escala e melhorando a governança da tecnologia dentro do Ministério.

Alcançamos esse primeiro objetivo que é o de permitir a solicitação dos serviços por meio digital. De agora em diante, vamos nos aprofundar na transformação digital das demais etapas de prestação dos serviços, automatizando e eliminando interações e exigências desnecessárias, conferindo uma melhor experiência para os usuários e maior competitividade para o país.

Portal Serpro - Você acredita que a tecnologia tem contribuído para que o Brasil esteja a frente de outros países em serviços de trânsito? Podemos considerar que o Brasil alcançou a vanguarda em serviços digitais?

Segundo Pesquisa recente sobre Governo Eletrônico da ONU (Organização das Nações Unidas), o Brasil tornou-se líder da América Latina no Índice de Serviços Online (OSI), 2º nas Américas, atrás apenas dos EUA, e 20º no mundo. O índice mede a oferta de serviços online pelos governos. O país ingressou no nível “Muito alto” de desenvolvimento de governo eletrônico, o que nos permite afirmar que, de fato, alcançamos a vanguarda em serviços digitais.

A agenda digital do Ministério da Infraestrutura, da qual o Serpro é fornecedor e parceiro tecnológico estratégico, vem sendo destacada pela Secretaria de Governo Digital como das mais avançadas na Esplanada.

 

“O país ingressou no nível “Muito alto” de desenvolvimento de governo eletrônico, o que nos permite afirmar que, de fato, alcançamos a vanguarda em serviços digitais.”

As transformações nos serviços de trânsito posso afirmar que são destaque na nossa agenda, em especial os avanços promovidos por meio da Carteira Digital de Trânsito. Poucos países possuem a facilidade de contar com um documento digital válido em todo o território nacional como a CNH Digital. Pode ser utilizado inclusive para embarcar em voos domésticos. O CRLV eletrônico, que dispensa a impressão e economizou cerca de 500 milhões para os estados é outro destaque, sem contar os serviços online como notificações, recall, indicação de principal condutor, pagamento e concessão de descontos em multas.

Destaca-se ainda a revolução que está em curso nos processos de transferência de veículos com o advento da assinatura avançada, instituída pela MP 983. Com o apoio do Serpro, já estamos testando a novidade no RENAVE em cinco estados da federação (SC, ES, GO, RS e SP) e, em setembro, está prevista a ampliação para todo o país.

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